Criada em 24/10/2022 às 08h28 | Aquicultura

Com investimento de R$ 28 milhões, GenoMar Genetics inaugura no Tocantins Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Tilápia

O empreendimento irá fornecer genética para todo o País, deixando de ser importador e passando a ser exportador de genética, contribuindo para a segurança alimentar de forma sustentável e responsável. Essa genética poderá garantir a geração de bilhões de alevinos de tilápia.

Imagem

Com investimento de R$ 28 milhões em Monte do Carmo, município da região central do Tocantins, foi inaugurado no Estado o Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Tilápia da GenoMar Genetics. A unidade tem objetivo de se tornar referência mundial em reprodução e melhoramento genético da tilápia. O CEO da empresa, Alejandro Alvarez, participou da cerimônia, na última sexta-feira, dia 21.

O novo centro construído no Tocantins irá fornecer genética para todo o País, deixando de ser importador e passando a ser exportador de genética, contribuindo para a segurança alimentar de forma sustentável e responsável. Essa genética poderá garantir a geração de bilhões de alevinos de tilápia nas empresas parceiras de distribuição. O empreendimento conta com uma estrutura moderna, inovadora e rigorosa sobre os aspectos sanitários e de biosseguridade.

Instalado em uma área própria e total de 242 hectares, o Centro de Reprodução e Melhoramento Genético de Tilápia tem tanques e laboratórios, com capacidade de atender a demanda do Brasil e da América Latina. O empreendimento, até o momento, gerou 50 empregos diretos, além dos indiretos por meio dos parceiros.

Conforme o CEO Alejandro Alvarez, a escolha do Tocantins para a construção do centro de genética não foi por acaso, e, sim por contar com clima ideal para a tilápia, que permite a reprodução durante o ano o todo; excelente qualidade de água; região livre de doenças e patógenos; e localização perfeita para distribuição pelo país. Segundo ele, “foram considerados as condições climáticas para a criação, o grande potencial de mercado, as fontes de água, segurança e qualidade de vida, além da capacidade para atrair talentos”.

Capacidade de Produção

O Tocantins possui uma cadeia produtiva da piscicultura em estruturação. São mais de um mil produtores distribuídos em 117 municípios em uma área estimada de 2.775 hectares de lâmina d’água. A cadeia de produção de alevinos do Estado é estruturada com 13 empresas produtoras de alevinos e formas jovens de espécies nativas e tilápia, distribuídas, principalmente, na região centro-sul e sudoeste.

Além disso, são dois frigoríficos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) em funcionamento junto com outras duas plantas frigoríficas com SIE (Serviço Estadual de Inspeção). A única fábrica de ração para peixes do Estado fica localizada na região de Tocantinópolis e comercializa seu produto internamente e em mais 12 estados brasileiros.

Os dados da Peixe BR, com auxílio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), apontam que, de 2020 para 2021, a produção teve um acréscimo de 9,76%, saindo de 14.804 para 16.250 toneladas.

A produção de peixes nativos teve um crescimento de 8,66% no período, saindo de 14.724 para 16.000 toneladas e a produção de tilápias saindo de 80 para 250 toneladas, representando um acréscimo de 212, 5% na produção da espécie.

Essa evolução produtiva se deve às políticas públicas adotadas pelo Estado do Tocantins e a segurança jurídica trazida aos produtores por meio de leis ambientais regulatórias à atividade (Coema 88/2018) e isenções fiscais de ICMS (Lei n° 3516/2019).

GenoMar Genetics

Com base na Noruega, além de países da América, a empresa GenoMar integra o EW GROUP, maior empresa mundial na área de genética, líder no mercado na produção de frangos, ovos, perus, salmão e truta.

A GenoMar tem o programa genético de tilápia mais antigo do mundo e distribui essa genética a todos os continentes produtores de tilápia. Atualmente, 100% dos animais trabalhados na empresa são genotipados e selecionados com base em valores geneticamente importantes.  (Com informações da SecomTO)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário