Criada em 23/02/2022 às 17h32 | Grãos

Estudo detalha áreas com aptidão agrícola para expansão da soja e define municípios que são eixo da produção no Matopiba

O Matopiba tem 6,6 milhões de hectares de áreas de pastagem com aptidão agrícola; 4 milhões de ha de pastagens degradadas. Porém, 97% da área de pastagens com aptidão para soja se concentra no Tocantins (54%) e Maranhão (43%), enquanto os 3% restantes estão na Bahia.

Imagem

Um amplo e detalhado estudo aponta o potencial da expansão da soja na fronteira agrícola do Matopiba, formada pelos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Denominado “Potencial Regional de Expansão da Soja no Matopiba”, as pesquisas e análises foram elaboradas pela Solidaridad Brasil e divulgadas recentemente.

O trabalho traz, entre outras informações, a dinâmica territorial no Cerrado e Matopiba, a dinâmica de expansão da soja no Cerrado, cenários futuros para a sua expansão, as regiões produtoras, distribuição do potencial de conversão, os municípios eixos para a expansão do grão, o papel desses municípios, risco climático, importância da água na produtividade e, ações de engajamento na expansão sustentável.

A realizadora do estudo se identifica da seguinte forma: “uma organização internacional da sociedade civil que atua há mais de dez anos no desenvolvimento de cadeias agropecuárias socialmente inclusivas, ambientalmente responsáveis e economicamente rentáveis”.

O potencial da soja

O objetivo do trabalho é "analisar como as tendências de mudança no uso da terra e o potencial de expansão da soja estão distribuídos nas regiões do Matopiba". "A análise da dinâmica local possibilita ampliar a governança ambiental setorial nos territórios produtores, contribuindo para o uso mais eficiente da terra e dos recursos financeiro, político e social. Como resultado, 49 municípios do Matopiba foram analisados e ranqueados de acordo com seu potencial de conversão de áreas para soja.”

A Solidaridad Brasil ressalta que “esse conjunto de municípios indica as regiões onde poderá ocorrer uma dinâmica mais intensa de expansão da soja na próxima década devido às características estudadas: disponibilidade de áreas contínuas de pastagens e/ou excedente de Reserva Legal com aptidão para soja, proximidade dessas áreas a áreas já plantadas com soja e à infraestrutura de armazenamento, crescimento médio significativo da área de soja nos últimos anos e médias significativas de conversão de vegetação nativa em anos recentes”. Ainda conforme a organização, “destes municípios, a área total de pastagem apta pode absorver 67% da demanda da expansão de grãos prevista para o Matopiba até 2030”. “Esses municípios foram agrupados como eixos em cada estado, os quais indicam a dinâmica e potencial regional da expansão de soja pela conversão de pastagem ou de excedente de Reserva Legal. A inovação dessa análise foi a identificação dos potenciais e das diferentes estratégias necessárias para que cada região possa expandir a produção de soja e, ao mesmo tempo, contribuir na conservação do Cerrado.”

Aptidão agrícola

De acordo com o conjunto de informações que compreendem o material, “as áreas com aptidão agrícola para soja não estão distribuídas homogeneamente no Matopiba”. “Sua distribuição reflete e compõe as diferenças territoriais entre e dentro dos estados que formam a região. O Matopiba possui mais de 6,6 milhões de hectares de áreas de pastagem com aptidão agrícola, sendo 4 milhões de hectares (61%) de pastagens degradadas. Contudo, 97% da área de pastagens com aptidão agrícola para soja está concentrada nos estados do Tocantins (54%) e Maranhão (43%), enquanto os 3% restantes estão na Bahia. Ao mesmo tempo, estima-se que o excedente de Reserva Legal (ERL) em área com aptidão agrícola no Matopiba seja de 4,6 milhões de hectares, os quais estão distribuídos quase que igualmente entre Maranhão (32%), Bahia (30%) e Tocantins (29%), restando uma menor parte (8%) no Piauí”, diz o estudo.

Os municípios

Ao analisar os resultados do potencial de conversão, o estudo identificou um eixo composto de 49 cidades: 13 municípios no Maranhão, 17 no Tocantins, 10 no Piauí e 9 na Bahia, totalizando 49 municípios no Matopiba. “Esse conjunto de municípios indica as regiões de cada estado onde provavelmente ocorrerá uma dinâmica mais intensa de expansão da soja na próxima década. Eles foram selecionados por possuírem características como: a disponibilidade de áreas contínuas de pastagens aptas e/ou ERL com aptidão para soja, proximidade a regiões produtoras de soja e à infraestrutura de armazenamento, um crescimento médio significativo da área de soja nos últimos anos e médias significativas de conversão de vegetação nativa em anos recentes, tanto para soja quanto para outros usos”, ressalta a entidade.

Consta no relatório que o Matopiba deve colher 32,7 milhões de toneladas de grãos até 2030. “Diferentes estudos indicam que o estoque de pastagens com aptidão para soja no Cerrado poderiam satisfazer a necessidade de expansão da área de soja por mais de três décadas.”

Tecnificação e produtividade

Os responsáveis apontam que "a dinâmica de expansão e do aumento de produção da soja se caracteriza pelo alto nível de tecnificação, altos níveis de produtividade, ampliação da sua área produtiva através da intensificação do uso da terra e da conversão de pastagens, com práticas de manejo agrícola em rotação de culturas agrícolas e pousios, como também pela conversão da vegetação nativa". "Iniciativas de intensificação sustentável da pecuária no Cerrado são extremamente relevantes e estratégicos para acomodar as dinâmicas de expansão agrícola, sem prejuízo dos remanescentes de vegetação nativa", pontuam. "As fronteiras agrícolas consolidadas têm demonstrado que este processo já está em curso e com grande potencial para promover a transição pecuária-soja, expandindo a agricultura sobre áreas de pastagem."

CLIQUE AQUI E CONFIRA, NA ÍNTEGRA, O ESTUDO SOBRE A FRONTEIRA AGRÍCOLA DO MATOPIBA 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário