Criada em 26/01/2024 às 10h33 | Política brasileira

Órgãos públicos alinham ações para levar melhorias aos indígenas através do PRONAF A

Foi realizada uma reunião na última terça-feira, 23, no município de Tocantinópolis, teve como objetivo traçar estratégias para implementar o PRONAF A, que visa fortalecer a agricultura familiar entre os indígenas Apinajés.

Imagem
Participantes da reunião Pronaf A para indígenas em Tocantinópolis - Ruraltins/Governo do Tocantins. (Foto: Divulgação)

Amanda Oliveira
Governo do Tocantins


Em uma iniciativa conjunta entre o governo do estado, representado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), e o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi realizada uma reunião na última terça-feira, 23, no município de Tocantinópolis, para alinhar esforços que visam beneficiar os indígenas Apinajés, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF A).

A reunião, promovida pela Delegacia Regional do Ruraltins de Araguatins, contou com a presença do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Superintendência Regional de Tocantins (INCRA), a Fundação Nacional do povos indígenas (FUNtAI), o Banco da Amazônia (BASA), MDA, Ruraltins, Poder Público Municipal e representantes indígenas da etnia Apinajé.

O encontro teve como objetivo traçar estratégias para implementar o PRONAF A, que visa fortalecer a agricultura familiar entre os indígenas Apinajés.

O superintendente do MDA no Tocantins, Diego Montelo, destacou a importância da parceria com o Ruraltins, e informou sobre os recursos disponíveis aos povos tradicionais (indígenas e quilombolas), e enfatizou que a aplicação da política pública é fundamental para atender às necessidades dos povos indígenas. “Precisamos unir forças para contemplar o maior número possível de beneficiários que enfrentam desafios financeiros e alto índice de mortalidade infantil”, ressaltou o Diego.

De acordo com o superintendente, o programa visa contemplar aproximadamente 200 indígenas inicialmente, mas a expectativa é ampliar esse número com a análise de documentação de novos beneficiários. “Além do PRONAF A, os indígenas também poderão ser incluídos em outros programas governamentais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”, explicou o superintendente.

A supervisora Regional do Ruraltins em Araguatins, Lúcia Lopes, ressaltou a vulnerabilidade econômica, cultural e social dos indígenas e expressou a esperança da equipe com os novos projetos.

“Nosso desejo é que os PRONAFs, ora disponibilizados pelo governo federal, sejam o início de uma missão contínua e de qualidade, que garanta ao Ruraltins a oportunidade de realizar um trabalho de assistência técnica e extensão rural condizente com os anseios e necessidades destes povos”, declarou a Supervisora.

Lúcia explicou ainda que, o Ruraltins já iniciou o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), e na última semana de janeiro, dará início à elaboração dos projetos. “Essa parceria entre os governos estadual e federal reforça o compromisso em promover o desenvolvimento dessas comunidades, de maneira sustentável, a segurança alimentar e a qualidade de vida para os povos indígenas, e reconhecer a importância da agricultura familiar como catalisadora desse processo”, finalizou a Supervisora Regional.

Presentes na reunião

O gerente do Banco da Amazônia de Tocantinópolis Daniel Logrado, o chefe da Unidade Avançada do INCRA em Araguatins – SR26, Willian Clementino, o coordenador da FUNAI em Tocantinópolis João Batista, o secretário Municipal de Agricultura de Tocantinópolis Jonatã Marinho, secretário Municipal de Meio Ambiente de Maurilândia, Claudísio Conceição.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário