logo
imagem

Paulo Carneiro é reeleito presidente da FAET por unanimidade

A eleição da nova diretoria e conselho fiscal da entidade foi realizada nesta sexta, 03 de outubro, na sede da entidade em Palmas.

Publicado em:

03/10/2025 - 06:22


Por unanimidade dos votos, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Paulo Carneiro, foi reeleito para comandar a entidade no quadriênio 2026-2029. A eleição da nova diretoria e conselho fiscal da entidade foi realizada nesta sexta, 03 de outubro, na sede da entidade em Palmas.


Dos 40 presidentes de sindicatos rurais do Tocantins aptos a votar 38 compareceram à votação e manifestaram apoio total à chapa “Aliança pelo Agro”. O atual presidente, Paulo Carneiro, foi reeleito e seguirá à frente da instituição ao lado de produtores rurais e presidentes de sindicatos de diversas regiões do estado.


“Essa vitória é histórica na federação e é uma resposta ao trabalho que nossa diretoria realizou nesses quatro anos de mandato. Quero agradecer a todos os nossos diretores, os presidentes de sindicatos, nossas equipes da federação e do Senar pelo trabalho realizado e sobretudo ao Sistema CNA/Senar, na pessoa do presidente João Martins e do diretor geral Daniel Carrara, que sempre estiveram ao nosso lado”, destacou.


Após o anuncio do resultado da votação, Paulo Carneiro também fez um compromisso de atuar fortemente para fortalecer e garantir a independência da entidade. “Vamos reunir todos aqueles que querem o melhor para o agro tocantinense, estamos de portas abertas a todos as entidades e parceiros para garantir as condições necessárias para que o agro continue crescendo no nosso estado” disse.


Paulo Carneiro traz uma trajetória de mais de três décadas no agro tocantinense. Pecuarista radicado em Almas, no sudeste do estado, presidiu o sindicato do município por 15 anos. Ocupou cargos estratégicos no setor, tanto em conselhos estaduais como nacionais, foi vice-presidente da FAET, presidente interino e eleito pela primeira vez em 2021 para o mandato atual.


Agora, Paulo Carneiro terá na vice-presidência o produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Miracema, Fred Sodré e na segunda vice-presidência o empresário do agro e CEO da AGROJEM e Motta Fertilizantes, o produtor José Eduardo Motta, que também é vice-presidente do Sindicato Rural de Miranorte.


A diretoria ainda é composta pelo presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, Vanderlei Silva, que passará a ocupar a vaga de primeiro secretário. Na segunda secretaria estará agora o também pecuarista Francisco Tozzatti, que preside do Sindicato Rural de Dois Irmãos. Na tesouraria permanecerá o presidente do Sindicato Rural de Formoso do Araguaia, Eurípedes Costa, agora acompanhado do presidente do Sindicato Rural de Marianópolis, Darci Dário.


Conheça a chapa eleita para o quadriênio 2026–2029


Diretoria


Presidente: Paulo Carneiro

Paulo Carneiro é paulista de Buritizal, erradicado a 34 anos no Tocantins. Pecuarista, esteve à frente do Sindicato Rural de Almas durante 15 anos e foi vereador do município de 1997 a 2000. Foi vice-presidente da FAET durante três mandatos, presidiu interinamente a entidade de 2015 a 2017 e de 2018 a 2021, quando foi eleito presidente por unanimidade dos votantes. Paulo Carneiro também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Tocantins no quadriênio 2023-2026, conselheiro fiscal da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (CDE).


Vice-presidente: Fred Sodré

Produtor rural, já foi secretário municipal de Agricultura de Miracema, assessor especial da Seagro, diretor do Sindicato Rural de Miracema de 2005 a 2008, superintendente da FAET e conselheiro titular do Fundeagro desde 2018. Atualmente presidente o Sindicato Rural de Miracema.


2º Vice-presidente: José Eduardo Motta

CEO da AGROJEM e Motta Fertilizantes, o produtor é focado na criação de gado com genética aprimorada. A AGROJEM expandiu suas atividades para engorda e confinamento. Também é vice-presidente do Sindicato Rural de Miranorte.


1º Secretário: Vanderlei Silva

Produtor rural, pecuarista, é presidente do Sindicato Rural de Lagoa da Confusão, foi diretor do Sindicato Rural de Canápolis-MG por 12 anos. Atualmente é diretor do leilão de Araguaçu na cidade de Araguaçu..


2º Secretário: Francisco Tozzatti

Economista, produtor rural e criador de gado comercial, também é presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos e membro da diretoria da ADSTO (Associação de Desenvolvimento Sustentável do Tocantins)


1º Tesoureiro: Eurípedes Costa

Pecuarista, é Presidente do Sindicato Rural de Formoso do Araguaia. Foi o primeiro tesoureiro da FAET.


2º Tesoureiro: Darci Dário

Presidente do Sindicato Rural de Marianópolis há 12 anos, faz parte da diretoria do Sicoob Tocantins, dirige uma empresa de produtos em ração animal e é pecuarista.


Suplentes da Diretoria


Simone Sandri – Produtora rural, presidente do Sindicato Rural de Pedro Afonso, também tem uma longa experiência profissional em cargos de confiança no âmbito do poder público estadual e municipal.


Paulo Labre – Contador, já foi vereador, pecuarista há mais de 32 anos, faz parte do sindicato rural há mais de 20 anos e hoje é presidente do Sindicato Rural de Tocantinópolis.


Fabrício Cândido – Presidente do Sindicato Rural de Taguatinga, é produtor rural e empresário do setor de transporte de bovinos.


Flávia Germendorff – Produtora rural, e gestora em Economia do Agronegócio, também é diretora financeira da Aprosoja-TO.


Jhonatan Araújo – Pecuarista, empresário de assessoria pecuária, é também presidente do Sindicato Rural de Divinópolis.


CONSELHO FISCAL:


Jackson Lima - produtor e presidente do Sindicato Rural de Cristalândia 


Valdemar Neponucemo - produtor  e presidente do Sindicato Rural de Ananás 


Ozenira Caldeira Marques - produtora e presidente do Sindicato Rural  de Dueré


Cleiton Marinho de Brito - produtor e presidente do Sindicato Rural de Barrolândia 


Marcos Antônio Feitoza - produtor e presidente do Sindicato Rural de Araguatins 


SUPLENTES 


Raimundo Nonato - produtor e membro do presidente do Sindicato Rural de Dois Irmãos 


Mércio Viana de Oliveira - produtor e presidente do Sindicato Rural de Palmeiropolis 


Edilson Gabino - produtor e presidente do Sindicato Rural de Abreulandia 


Saulo Soares - produtor e presidente do Sindicato Rural de Colmeia 


Gilvana Barros - produtora e presidente do Sindicato Rural de Aliança 



Veja Também

imagem

Governo do Tocantins e MDA lançam Plano Safra 2025/2026 com R$ 570 milhões em investimentos para impulsionar a agricultura familiar no estado

Recursos asseguram crédito, assistência técnica e políticas públicas aos pequenos produtores rurais

imagem

Abramilho alerta para possível redução na produção de milho no Brasil

Apesar do aumento da demanda, a produção tende a cair devido à menor adoção de tecnologias no campo.

imagem

CNA e entidades alertam sobre riscos fitossanitários de importação da banana do Equador

Em audiência com ministros da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, setor produtivo expôs ameaça de praga vinda do país sul-americano

Fique por Dentro

Preencha os dados e receba as novidades!