Criada em 24/02/2023 às 09h32 | Gado

Mal da "vaca louca": Tocantins executa programa de prevenção e vigilância, diz diretor da Agência de Defesa Agropecuária

Entre as medidas, estão: colheita de amostras para diagnóstico; inspeção em frigoríficos registrados na inspeção estadual; fiscalização de alimentos fornecidos a ruminantes em propriedades que fornecem suplemento e/ou concentrado. O Tocantins nunca apresentou caso positivo para a doença.

Imagem
Tocantins executa programa de prevenção e vigilância, diz diretor da Agência de Defesa Agropecuária, Márcio Rezende. (Foto: Divulgação)

Cristiano Machado
De Palmas (TO)

O Estado do Tocantins executa programa de vigilância e adota, de forma contínua, medidas de prevenção. O diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec (Agência de Defesa Agropecuária), Márcio Rezende, explica, em entrevista ao Norte Agropecuário no Rádio.

A agência informa que está atenta e acompanhando o caso positivo de Encefalopatia Espongiforme Bovina-EEB registrado no estado do Pará. As ações de isolamento e controle da doença têm sido tratadas com transparência pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

O Governo do Tocantins, por meio da Adapec, informou ainda que executa o Programa Estadual de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina - PEEEB e adota, de forma contínua, medidas de prevenção, entre as quais citamos: colheita de amostras para diagnóstico; inspeção em frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Estadual; fiscalização de alimentos fornecidos a ruminantes em propriedades que fornecem suplemento e/ou concentrado aos animais, entre outros.

Vale ressaltar que o Tocantins nunca apresentou caso positivo para a doença. (Com informações da Adapec).

Clique aqui e ouça a reportagem completa

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário