28
abr
Imagem
28/04/2021 às 11h08

Pesquisadores da Embrapa alertam sobre riscos, falsa economia e crimes relacionados ao uso de sementes piratas no país

Segundo a ABRASS, estima-se que 30% de toda a semente de soja utilizada no País é do mercado informal, que engloba o uso próprio ou para a venda ilegal, o que caracteriza a semente pirata. Quem adquire, além de não possuir garantias legais, está cometendo também um ato ilícito.

14
jul
Imagem
14/07/2020 às 05h34

Decidir qual cultivar utilizar com base no preço das sementes não se justifica, alertam pesquisadores da Embrapa Cerrados

Ao se basear apenas no preço e utilizar cultivares ultrapassadas, o produtor corre o risco de adquirir sementes de origem duvidosa, fora dos padrões de qualidade estabelecidos pelas normas do MAPA, produzidas sem fiscalização e comercializadas sem nota fiscal ou de forma ilegal.

17
abr
Imagem
17/04/2020 às 11h44

“Reconhecimento de vulnerabilidades colocará em evidência a necessidade de reforço na resiliência do sistema alimentar global”

“A dependência excessiva de cadeias globais de suprimentos, menos atentas às necessidades e circunstâncias locais, precisará ser revista, pelo menos no tocante aos sistemas de alimentação e saúde”, aponta ex-presidente da Embrapa, em artigo sobre a relação humana e de consumo.

03
abr
Imagem
03/04/2020 às 05h09

“Maior parte das cadeias produtivas de hortaliças demanda intensificação da compra por governos”, afirma pesquisadora

“Os diferentes agentes econômicos das cadeias que produzem hortaliças, em face dos crescentes prejuízos em suas atividades, poderão ser forçados a reduzir drasticamente os investimentos e até mesmo paralisar suas atividades, diminuindo a oferta de hortaliças”, opina Maria Thereza Macedo.

03
mar
Imagem
03/03/2020 às 09h43

“Adoção de práticas agrícolas simples, muitas de custo desprezível, pode fazer toda a diferença”, afirma pesquisador

“Ter um solo que apresente boa capacidade de infiltração e armazenamento de água, sem a presença de limitações ao crescimento das raízes, mesmo em camadas mais profundas, é uma estratégia para reduzir o impacto de eventuais períodos de estiagem quando se trata de agricultura não irrigada.”

23
fev
Imagem
23/02/2020 às 20h27

Um alerta para os riscos das pragas que vêm de fora

"Pragas sempre existiram e estão em evolução. No contexto de mundo globalizado, todavia, o assunto precisa galgar nova dimensão, sobretudo no Brasil, que, na esfera internacional, busca ainda alcançar protagonismo condizente com o potencial da sua economia", afirma consultor.

Redes Sociais
2021 Norte Agropecuário