Com o tema “Seu futuro inspira a nossa ciência”, a Embrapa estará presente, de 11 a 13 de abril, na 4ª Edição da Anufood Brazil, maior feira internacional do setor de alimentos e bebidas do País e da América do Sul. No ano em que celebra seus 50 anos, a Empresa levará um conjunto de alimentos para degustação e soluções tecnológicas disponíveis para o mercado, com a participação de 11 dos seus 43 centros de pesquisa. O presidente Celso Moretti será um dos convidados da mesa de abertura e falará sobre as conquistas da Embrapa e o futuro da pesquisa a partir de uma agricultura descarbonizada.
“A presença da Embrapa tem como objetivo mostrar a evolução da produção do alimento, ao longo dessas últimas cinco décadas e o importante papel da ciência brasileira na geração de soluções capazes de agregar valor aos produtos das indústrias alimentícias. Vamos mostrar que a Embrapa tem muitas soluções, para todo o tipo de segmento do mercado, nacional ou internacional”, afirma.
Alimentos à base de plantas, os chamados plant-based, estarão disponíveis para degustação, com destaque para a Tirinha Amazonika, Kafta Amazonika, Amazonika Burger e o bolinho Siriju: alimentos à base de fibra de caju tratada - com características sensoriais de textura, sabor e aparênciasimilares aos feitos com produtos de origem animal - desenvolvidos pela parceria da Embrapa e a empresa Amazonika Mundi serão oferecidos para degustação no estande da Embrapa.
A Tirinha Amazonika, similar a um empanado sabor frango, será lançada no estande da Embrapa, no primeiro dia da feira, logo após a abertura oficial do evento.
Também estarão presentes no estande da Embrapa para apresentação: fibrilado proteico vegetal de soja e ervilha; biscoito tipo snack integral areado crocante (obtido a partir de misturas de farinhas de grãos inteiros de arroz integral parboilizado, milheto, grão-de-bico e feijão carioca); cereal matinal sem glútena base de grãos de sorgo integral; fruta laminada de açaí e a polpa de juçara em pó com alto teor de antocianinas; concentração de isolado protéico de amêndoa de castanha de caju.
As variedades de tomates BRS Zamir, BRS Iracema, BRS Couto e BRS Nagai, desenvolvidas em parceria com a empresa Agrocinco, poderão ser degustadas no estande, assim como as hortaliças obtidas a partir das chamadas Fazendas Verticais – espaços que permitem a produção de hortaliças em ambientes fechados, com reuso de quase toda a água utilizada, sem solos ou substratos, iluminação artificial com painéis de LED e controle de diversas variáveis meteorológicas no interior da estrutura de ambiente. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a empresa 100% Livre.
Os participantes também poderão experimentar duas cultivares de uva de mesa: a BRS Vitória e a BRS Melodia que já são comercializadas pelas redes de supermercados do Brasil e degustar o vinho branco de mesa sabor moscatel, obtido a partir do processamento da BRS Lorena, além de castanhas de caju.
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Pães de queijo de massa de batata doce roxa, doces a base de grão de bico, biscoitos de farinha integral de feijão-azuki e de feijão-caupi, farinhas instantâneas de cotilédones (primeiras folhas obtidas através do embrião) de feijão-caupi, ótimas para preparo de sopas são outros destaques de ativos que a Embrapa irá apresentar na Anufood Brazil em busca de parcerias que possam desenvolver esses produtos em escala industrial e comercial.
Os biscoitos de feijão-caupi são ativos desenvolvidos pela Empresa voltados especialmente para pessoas intolerantes ao glúten e aquelas que optam por sua não ingestão. Outra aplicação é para alimentação infantil, por ser altamente nutritivo e bem aceito pelo consumidor. Os produtos derivados do feijão-caupitambémestão em busca de parcerias pelo setor produtivo.
Primeiro açúcar demerara produzido com rastreabilidade
A partir do uso da tecnologia Sibraar - Sistema Brasileiro de Agro Rastreabilidade, a Usina Granelli fará olançamento do primeiro açúcar demerara rastreado com tecnologia blockchain. Por meio de códigos QR será possível obter informações sobre o processo produtivo, por exemplo, local da propriedade,dados laboratoriais, moagem, extração na usina, distribuição e venda ao consumidor. A demonstração do sistema será realizada no estande da Embrapa, no mesmo dia do lançamento da Tirinha Amazônika.
Também serão levadas para o evento, junto com os respectivos parceiros, tecnologias que já estão disponíveis no mercado, tais como o equipamento de ressonância magnética nuclear SpecFIT, desenvolvido em parceria entre a Embrapa Instrumentação e a startup Fine InstrumentTechnolgy(Fit) e usado para análises de alimentos (processados ou in natura). Na AnuFood, os visitantes vão poder acompanhar demonstrações de análises de diversos lácteos realizadas pelo aparelho, capaz de determinar a presença de gorduras, água e outros componentes adicionados aos produtos em 60 segundos, sem gerar resíduos, uma vez que não utiliza produtos químicos, e sem a destruição da amostra.
O público ainda terá a oportunidade de conhecer os sistemas agropecuários para boas práticas de manejo de colônias de abelhas sem ferrão (ASF) que tem parceria com a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A) e para a Produção Integrada de Morango (PIMo) e a tecnologia Nanoemulsão de cera de carnaúba para aplicação em frutas.
De origem vegetal, a nanoemulsão mantém as propriedades sensoriais dofruto, reduz a perda de massa, proporciona maior brilho, preserva a qualidade eprolonga, em média, 15 dias a vida útil das frutas, comparada ao revestimentoconvencional. O impacto na forma sustentável de produzir e de consumir refletena redução de perdas e desperdício de alimentos, conforme uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolvida dentro do conceito de inovação aberta entre a Embrapa Instrumentação e a empresa QGP/Tanquímica, a nanoemulsão já é comercializada dentro e fora do país pela AgroFresh.
Palestras
No auditório FoodTrends a Embrapa participará de duas palestras, na tarde do primeiro dia do evento: às 15h50, apresentação de estudo pioneiro no Brasil para desenvolver carne de frango cultivada em condições de laboratório. O novo produto, que se assemelha a um sassami, na forma de protótipos de filé de peito, estará pronto para análises nutricionais e sensoriais até o final deste ano. E às 16h40, palestra sobre a Produção de Carne e Leite Sustentável: uma visão de futuro. No último dia do evento a Embrapa encerra sua participação com uma palestra sobre ciência e tecnologia para produção de alimentos, às 10h, no auditório principal, e uma roda de conversa, às 11h, no estande da Embrapa, com a presidente do Portfólio de Alimentos, Nutrição e Saúde da Embrapa, Maria do Socorro Rocha Bastos.
Feira como estratégia para gerar negócios
O Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, André Dutra, participa da feira desde sua primeira edição em 2019, acompanhando seu crescimento ao longo dos anos. “A Anufood é um importante evento gerador de negócios e a mais completa vitrine de lançamentos de produtos nacionais e internacionais para o varejo de alimentos e bebidas. Por acontecer em São Paulo, a cidade mais populosa do país e a quinta do mundo, temos a oportunidade de apresentar para o público urbano, a importância da pesquisa agropecuária desenvolvida pela Embrapa para o desenvolvimento de inovações, a fim da garantia da segurança alimentar, do equilíbrio socioambiental, da saúde e do bem-estar das populações”, afirma.
As Unidades que participam do evento são: Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), Agricultura Digital (Campinas, SP), Embrapa Cocais (São Luís, MA), Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), Embrapa Hortaliças (Brasília, DF) Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), Embrapa Meio-Norte (Teresina, PI), Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).
A Anufood Brazil 2023 ocorrerá no Distrito Anhembi (SP) e tem a expectativa de reunir mais de 15 mil participantes. O evento internacional entra em sua quarta edição em formato presencial, reunindo instituições nacionais e expositores das áreas de varejo, foodservice, alimentação fora do lar e hotelaria do Brasil e de outros 9 países.
Confira a programação completa:
Visitação ao estande da Embrapa – De 11 a 13 de abril
11/04 - 10h – auditório principal - participação do presidente Celso Moretti na mesa de abertura do evento.
11/04 – Após a cerimônia oficial de abertura - lançamentos da Tirinha Amazônika e do primeiro açúcar demerara produzido com rastreabilidade.
11/04 – 15h50 – auditório FoodTrends – Desafios e Tendências na produção de carne de frango, com Viviane Feddem – pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves.
11/04 – 16h40 – auditório FoodTrends – Produção de carne e leite sustentável: uma visão de futuro, com André Luiz Monteiro – pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.
12/04 – 14h – Anufood Startup Zone – AnufoodTalks 2023 - Como a junção de startups e corporates tem impactado a cadeia de alimentos? O caso de sucesso da AmazonikaMundide Inovação Aberta com a Embrapa, com André Dutra, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e Thiago Rosolem, diretor da Amazônica Mundi.
13/04 – 10h – auditório principal – Ciência e Tecnologia para a produção de alimentos, com Edna Morais Oliveira, chefe-geral da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
13/04 – 11h – estande da Embrapa – roda de conversa, no estande da Embrapa, com a presidente do Portfólio de Alimentos, Nutrição e Saúde da Embrapa, Maria do Socorro Rocha Bastos. (Da Embrapa)
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