Criada em 14/08/2019 às 15h22 | Pecuária

Com palestras e atividades práticas, seminário do leite busca intensificar e fortalecer a produção em Combinado e região

O 2º Seminário do Leite e 1º Dia de Campo de Combinado  e Região Sudeste acontecem nesta sexta, 16 de agosto. Na programação estão previstas atividades teóricas com palestras sobre genética, controle de doenças, manejo bovino e atividades práticas.

Imagem
Durante o evento serão disseminadas informações sobre a cadeia leiteira no Estado. (Foto Joatan Silva / Governo do Tocantins)

Lúcia Brito
DE PALMAS (TO)

Para que os produtores aumentem a produtividade e obtenham lucro com a atividade leiteira, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promovem em Combinado, a 464 Km de Palmas, o 2° Seminário do Leite e 1º Dia de Campo de Combinado e Região Sudeste, no dia 16 de agosto, próxima sexta-feira.

Na programação estão previstas atividades teóricas com palestras sobre a Instrução Normativa nº 76-77/2018, como ganhar dinheiro com a atividade leiteira, casos de sucesso do programa Balde Cheio, genética na produção leiteira, assistência técnica na bovinocultura leiteira, controle da brucelose e tuberculose, higiene das instalações e controle da mastite, além da importância da extensão rural na atividade leiteira. Já na parte prática haverá um dia de campo, na propriedade rural Sitio Mangueira, com o tema “Informações Econômicas da Produção Leiteira”.

De acordo com o técnico agropecuário, Carlos Rodrigo Xavier, do escritório local do Ruraltins, em Combinado, e organizador do evento, a proposta é incentivar essa cadeia produtiva gerando conhecimentos e tecnologias que aumentem a produtividade, sendo esperado um público de 300 produtores, entre produtores, técnicos, laticínios e estudantes.

“A ideia com esse seminário é que ele se torne um evento tradicional, pois o leite é a principal cadeia do município de Combinado e região, onde temos três lacticínios com Selo de Inspeção Federal (SIF), além de produtores de queijos e iogurtes. A assistência técnica está presente na vida dos produtores e temos bons resultados com o programa  ABC Leite, que visa a transferência de tecnologia para a bovinocultura leiteira, utilizando técnicas como a do pastejo rotacionado para intensificar a produção. No seminário, inclusive, vamos apresentar caso de sucesso, mostrando a evolução da propriedade”, avalia o técnico agrícola, complementando que a atividade leiteira também vem fomentando a suinocultura na região com o uso do soro de leite na alimentação de suínos.

Feira do produtor

Durante o evento ocorrerá ainda a feira do agricultor familiar com exposição de alimentos derivados do leite, como também venda de produtos voltados ao setor leiteiro a exemplo de ordenhadeiras, tanques de resfriamento, equipamentos em geral e para cercas elétricas.

O 2° Seminário do Leite e 1º Dia de Campo de Combinado e Região Sudeste é promovido pelo Ruraltins e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do convênio Mapa/Ruraltins nº 817962/2015, em parceria com as prefeituras municipais de Combinado, Lavandeira e Novo Alegre, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Agencia de Defesa Agropecuária (Adapec), Associação de Produtores Rurais de Combinado, Laticínio Ouro Branco, Laticínio Boa Vista e Taura Maximização Pecuária.

Confira a programação geral

Salão Paroquial de Combinado

8h30 – Inscrições gratuitas

9 horas - Abertura

9h30 - Legislação Instrução Normativa nº 76-77/2018

Palestrantes : Alisson Castro de Freitas Medico Veterinário (Responsável Técnico Laticínio Boa Vista) e Keli Guiduci  Química Industrial ( Consultora de Qualidade Laticínio Ouro Branco) 

10h10 – Como ganhar dinheiro com a atividade leiteira: Casos de sucesso do Balde Cheio - Palestrante: Claudio França Barbosa Zootecnista  (Embrapa)

12 horas - Almoço

13h30 – Genética na produção leiteira - Palestrante: Leandro Cardozo Sokolovicz -  Medico Veterinário (Taura Maximização Pecuária)

14 horas – A importância da Assistência Técnica na Bovinocultura Leiteira /  Caso de sucesso

14h10 -  Apresentação Teatral sobre a importância do agricultor Familiar

14h20 – A importância do Controle da Brucelose e Tubeculose - Palestrante: Maria de Fatima Gomes Barbosa Medica Veterinária ( Adapec)

14h50 - Higiene das instalações e controle da mastite - Palestrante: Ueslei Silva  Mazoni - Medico Veterinário  (Ruraltins)

15h30 – A importância da Extensão Rural na Atividade Leiteira - Palestrante: Carlos Rodrigo X. Oliveira -Tecnólogo Agropecuário (Ruraltins)  

16 horas – Dia de Campo – Informações econômicas da produção leiteira – Propriedade Sitio Mangueira

(Do Ruraltins)              

 

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário