Criada em 04/02/2021 às 08h45 | Política brasileira

Seagro discute com ministra da Agricultura calendário da semeadura de soja e estruturação do Incra no Tocantins

“No Estado do Tocantins é preciso discutir o plantio de sementes com relação ao vazio sanitário. Permanecemos sob a orientação do MAPA”, destacou o secretário Jaime Café, que teve audiência com Tereza Cristina no Mapa. Projetos relacionados ao campo também foram debatidos.

Imagem
José Américo, César Halum, Tereza Cristina e Jaime Café durante audiência no Ministério da Agricultura (foto: SeagroTO)


Clique no ícone acima e ouça a entrevista


Clique no ícone acima e acompanhe a entrevista
 
Clique no ícone acima e assista ao programa 

 

Leide Theophilo
DE PALMAS (TO)

O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café acompanhado do Diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo Vasconcelos, estão em Brasília-DF para cumprir uma extensa agenda de trabalho. Nesta quarta-feira, 03, estiveram reunidos com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Tereza Cristina e o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum. Durante a audiência foram abordados assuntos pertinentes ao fortalecimento do Agro no Tocantins.

A calendarização da semeadura da soja foi um dos assuntos tratados. “No Estado do Tocantins é preciso discutir o plantio de sementes com relação ao vazio sanitário. Permanecemos sob a orientação do MAPA”, destacou o secretário.

O melhor aparelhamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também esteve em pauta. “Para poder fazer a regularização fundiária no estado com eficiência é necessário dar condições de trabalho aos funcionários do Incra”, pontou. Outra demanda é com relação aos pesquisadores da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) de áreas específicas que podem atuar auxiliando ainda mais os produtores, “Precisamos que especialistas nos ajudem com pesquisas de soja nos mais diversos tipos de solo que temos no estado”, destacou o secretário Jaime Café.

Alguns projetos do Tocantins já estão tramitando na Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação – (SDI/MAPA), como por exemplo, a ampliação de área irrigada especificamente na Região do Vale do Araguaia, “O Governador, Mauro Carlesse deseja ampliar as áreas irrigadas e solicitamos a ministra, que se mostrou solicita, um empenho junto ao fundo constitucional do Norte para que tenha uma melhor aplicação desse fundo no Tocantins com relação ao Banco da Amazônia e para que haja celebridade na aplicação desse recurso”, concluiu o gestor Jaime Café.

PRÉ-REUNIÃO

Antes da audiência com a Ministra, o secretário da Seagro, Jaime Café acompanhado do Deputado Federal, Osires Damaso, do Diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo e do diretor de Agricultura Familiar, Geilson Silveira foram recebidos no Gabinete do Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), César Halum. (Da SeagroTO)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2021 Norte Agropecuário