Criada em 14/10/2019 às 21h40 | Pecuária

Quatro milhões de animais devem ser imunizados na segunda fase da vacinação contra febre aftosa em novembro no Tocantins

Nesta segunda fase somente os animais com até 24 meses de idade, declarados em maio, deverão ser vacinados. A vacinação será de 1º a 30 de novembro.

Imagem
Quatro milhões de animais entre bovídeos e bubalinos devem ser imunizados contra aftosa nesta segunda fase da campanha. (Foto Divulgação Web)

Dinalva Martins
DE PALMAS (TO)

Faltam 15 dias para o início da segunda etapa anual da campanha de vacinação contra febre aftosa no território tocantinense, os produtores rurais devem vacinar cerca de 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), entre os dias 1º e 30 de novembro. Assim como a vacinação, a comprovação também é obrigatória e deverá ser realizada nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) até 10 dias após a compra da vacina.

Nesta fase somente os animais com até 24 meses de idade, declarados em maio, deverão ser vacinados. “Para fazer a declaração, o produtor rural deverá apresentar a nota fiscal da vacina e a carta-aviso preenchida com dados do rebanho, a medida visa o controle sanitário e a atualização cadastral, já que todos os animais devem receber a dose da vacina”, disse o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, acrescentando que, desde maio deste ano, a dose do produto é de 2 ml por animal.

De acordo com o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, é preciso o comprometimento de todos os pecuaristas para o Estado continuar alcançando altos índices vacinais, que resultará no avanço sanitário para zona livre da doença sem vacinação, previsto pra ocorrer em 2021. “Temos que continuar vacinando o rebanho rigorosamente para demonstrarmos eficácia na sanidade, principalmente, nesse momento que trabalhamos as estratégias para transição de status, que será um grande passo na economia”, disse.

Multas

A multa para quem deixar de vacinar é R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. É preciso ficar atento, pois a emissão da Guia de Trânsito Animal (e-GTA), documento obrigatório para movimentação dos animais, está condicionada a comprovação da vacinação.

Orientações

- A dose da vacina é de 2ml por animal, a manutenção da temperatura do produto é fundamental, deve ser preservada na caixa de isopor com gelo até o momento da aplicação;

- A aplicação deve ser feita na “tábua do pescoço”, e à sombra;

- Na compra da vacina, verificar se ela está conservada em refrigeração e temperaturas adequadas, entre 2° e 8°C;

- Verificar o prazo de validade do produto no ato da compra.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário