Criada em 18/09/2019 às 13h02 | Política brasileira

Secretário de Agricultura reage a deputado que quer limitar área de soja no Tocantins: “É desinformado, cabeça pequena”

“Ninguém faz nada ilegal aqui. Há preservação ambiental no Estado, sim! Exemplo: 51% de área [do Tocantins] é preservada. Não vou permitir que ofendam o produtor que trabalha na legalidade”, comentou César Halum, titular da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, durante evento em Palmas.

Imagem
César Halum sobre proposta do deputado estadual Zé Roberto : “Quer fazer política e agradar seus eleitores? Faça, mas de outro jeito” (foto: Arquivo/Seagro/Divulgação)

Ex-deputado estadual e federal, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins, César Halum, reagiu com críticas na manhã desta quarta-feira, dia 18, ao parlamentar estadual Zé Roberto Lula (PT) por ter apresentado projeto de lei na Assembleia Legislativa que limita em 1% do território tocantinense para produção de soja no Estado. “Não se pode admitir isso. Me desculpe o colega deputado, mas ele está desinformado. É cabeça pequena, me desculpe. “Quer fazer política e agradar seus eleitores? Faça, mas de outro jeito”, declarou. 

O secretário citou dados referentes a iniciativas e ações da classe produtora em relação a produção sustentável e fez uma defesa contundente dos agricultores. “Ninguém faz nada ilegal aqui. Há preservação ambiental no Estado, sim. Exemplo: 51% de área [do Tocantins] é preservada. Não vou permitir que ofendam o produtor que trabalha na legalidade”, comentou.

As declarações de Halum foram dadas durante seu pronunciamento no 5° Encontro para Apresentação das Tendências Agroclimatólogicas do Tocantins, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAET/SENAR), na manhã desta quarta-feira, dia 18, em Palmas.

O PROJETO

O gestor se referia especificamente ao PL 249, de autoria de Zé Roberto, que, em linhas gerais, estabelece limite para o plantio de soja no Estado do Tocantins. Conforme o artigo 1º, “é limitado em 10% da área agricultável do Estado, por safra, o plantio de soja no Estado do Tocantins”. E mais: “é limitado em 1% o aumento da área agricultável do Estado, por safra, o plantio de soja no Estado do Tocantins”. A proposta prevê ainda que o “plantio é condicionado a uma distância de 1000 metros nascentes, 500 metros de estação ecológica e reservas ambientais, de correntes de água, de escolas, unidades de saúde e residências rurais e urbanas”.

SAIBA MAIS

“Ninguém aplica nenhum defensivo agrícola sem orientação”, diz vice da Aprosoja-TO em audiência na Assembleia Legislativa

Deputado propõe limitar área de produção de soja e proibir uso de avião para pulverizar lavouras no Estado do Tocantins

Clique aqui e leia o que foi publicado no #NorteAgroTO sobre o deputado Zé Roberto

CONFIRA A ÍNTEGRA DO PROJETO DE LEI 248 

VEJA A CÓPIA DO PROJETO DE LEI 249 

TENHA ACESSO AO CONTEÚDO DO PROJETO DE LEI 250 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário