Criada em 18/10/2020 às 19h34 | Piscicultura

“Faltam políticas públicas para o pequeno piscicultor; estamos esquecidos”, diz produtora e presidente de associação do setor

“[É necessário] investimento para equipamentos e insumos para o aumento da produção. Se todos estivessem produzindo, o Tocantins estaria em primeiro lugar. Capacidade tem. Falta o governo investir em quem quer produzir”, declarou Marinalva Ferreira ao Norte Agropecuário no Rádio.

Imagem
Marinalva Ferreira: “Não produzimos nem 5% ao ano da capacidade das nossas áreas porque faltam as políticas públicas voltadas para a piscicultura tocantinense. Estamos esquecidos!!” (foto: Senar)


Clique no ícone acima e ouça o programa

 

Nesta semana o governo do Estado anunciou que há uma meta, segundo a qual, o Tocantins nos próximos dez anos estará entre os cinco maiores produtores de peixes do Brasil, com uma estimativa de produzir 50 mil toneladas de pescado por ano.

Ainda conforme o governo, a previsão consta no Plano de Desenvolvimento da Piscicultura no Tocantins (PDP). Ouvida pelo Norte Agropecuário no Rádio, a presidente da Associação Bom Peixe, Marinalva Ferreira, falou sobre o tema.  “Quando irá acontecer isso? Cada cessionário do Parque Aquícola Sucupira é para produzir 48 toneladas ao ano. Já estamos há cinco anos. Não produzimos nem 5% ao ano da capacidade das nossas áreas porque faltam as políticas públicas voltadas para a piscicultura tocantinense. Estamos esquecidos!!”, disse.

Para a produtora, é necessário apoio ao pequeno produtor da agricultura familiar. “[É necessário] investimento para equipamentos e insumos para o aumento da produção. Se todos estivessem produzindo, o Tocantins estaria em primeiro lugar. Capacidade tem. Falta o governo investir em quem quer produzir”, complementou.

Em resposta ao Norte Agropecuário, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, enviou um amplo relato de ações e realizações no setor. Clique aqui e leia. 

SAIBA MAIS

VEJA NESTE LINK O QUE FOI PUBLICADO SOBRE O TEMA

Mesmo com elevada produção de pescado, dificuldade de atender demanda do mercado é o principal entrave da piscicultura no Estado

Para chefe da Embrapa, setor precisa ser organizado e necessita de infraestrutura

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A PISCICULTURA DO ESTADO DO TOCANTINS

NA JOVEM FM

Desde fevereiro, o Norte Agropecuário no Rádio é veiculado na Jovem Palmas FM (104,7 FM), a mais tradicional e emissora de maior audiência da capital tocantinense. O programa é aos domingos, ao vivo, das 7 horas às 8 horas, sob a condução dos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado. O sinal da emissora chega a 44 municípios, onde vivem cerca de 600 mil pessoas. E também é retransmitido pelas redes sociais.

O Norte Agropecuário no Rádio leva aos ouvintes notícias sobre experimentos, técnicas de produção, novidades sobre uso da tecnologia e balanços financeiros e de produção das mais diversas culturas. São informações úteis aos homens e mulheres do campo e aos demais empreendedores rurais.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário