Criada em 02/07/2021 às 07h10 | Negócios

Plano Safra na Sicredi: “Além de fazer o melhor negócio, produtores também participam dos resultados da cooperativa”

Jorge Guedes, presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, detalhou as modalidades de crédito, destacou a importância do seguro rural, abordou novidades do plano e deu orientações aos empreendedores do campo. Uma observação importante é procurar a agência o quanto antes.

Imagem
O presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes: crédito deve sair na hora certa (foto: Sicredi/Divulgação)


Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

 

Com mais de 5 milhões de associados em todo o Brasil, a cooperativa Sicredi é a segunda instituição com o maior volume de liberação de crédito rural no país. Horas depois do início da liberação oficial pelo governo federal das contratações do Plano Safra 2021/2022 lançado há pouco mais de uma semana, o presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP, Jorge Guedes, concedeu entrevista ao Oeste Agropecuário, de O Imparcial, e ao programa “Agro & Negócios”, que vai ao ar aos domingos, às 7h, na Rádio 101 FM de Presidente Prudente (SP).

Ele falou sobre as modalidades de crédito, destacou a importância do seguro rural, abordou novidades do plano e deu orientações aos empreendedores do campo. Uma observação importante é procurar a agência o quanto antes. “A agricultura depende do tempo e não podemos perder a data do plantio”, disse. Outro ponto relevante é o conceito da instituição, estruturada como cooperativa e constituída de forma coletiva para atender aos associados, inclusive com divisão de participação dos lucros. “Além de fazer o melhor negócio, produtores também participam dos resultados da cooperativa”, disse.

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE SICREDI 

Veja aqui a coluna Oeste Agropecuário, de O Imparcial de Presidente Prudente

CONFIRA AS OUTRAS EDIÇÕES DA COLUNA OESTE AGROPECUÁRIO, DE O IMPARCIAL

Oeste Agropecuário – Como será a atuação da cooperativa Sicredi Rio Paraná PR/SP no Plano Safra?

Jorge Guedes - A Sicredi pensa no produtor rural o ano todo. As estimativas de recursos são baseadas nas demandas dos produtores rurais que, ano após ano, têm aumentado significativamente. Procuramos atender a necessidade do associado nas modalidades de custeio e investimento. Utilizamos recursos próprios de fundo de reserva, captações de poupança rural e repasse de outros bancos com o BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Oferecemos crédito para custeio de lavouras anuais como grãos, tubérculos (mandioca, batata-doce) e custeio pecuário (leite, corte e outras criações). Teremos também recursos de investimento para compra de equipamentos, máquinas e animais de reprodução.

Oeste Agropecuário – Além de custeio e investimento, o seguro é fundamental, não?

Jorge Guedes - Atividade rural é um empreendimento de risco. Ao preparar o solo e realizar o plantio, o agricultor já teve uma substancial despesa. Daí, precisa contar com a ajuda do clima para começar a chover e parar de chover na hora certa. Tudo é imprevisível. Por isso, oferecemos seguro rural para algumas plantações, visando diminuir o risco para o produtor. Este ano o Plano Safra traz incentivo para implantação de campos de irrigação. Isso é importante para aumentar a produtividade da lavoura ou da pastagem. O período de estiagem diminui a produção. Algumas vezes chega ao fracasso total. Além de diminuir a incerteza, pode aumentar a produtividade.

Oeste Agropecuário – Este ano, o Plano Safra incentiva irrigação e práticas mais sustentáveis. Como o sr analisa essas possibilidades?

Jorge Guedes - O Brasil é notável pela legislação ambiental que possui. Porém, a percepção que as pessoas têm é que a agricultura e pecuária prejudicam o meio ambiente. Não negamos que temos problemas pontuais, mas nenhum país do mundo tem área preservada maior que o Brasil. Nesta melhoria, o Plano Safra prevê recursos especiais para culturas de baixa produção de carbono. E para recuperação de áreas degradadas. Vimos como um avanço para termos agricultura sustentável ao longo do tempo.

Oeste Agropecuário – No início do Plano Safra, qual é a orientação que a cooperativa dá ao produtor?

Jorge Guedes - Orientamos que procurem nossa agência o mais rapidamente possível para registrar suas propostas. É imperioso que o crédito saia na hora certa. A agricultura depende do tempo e não podemos perder a data do plantio. Orientamos também que o produtor não deve ser totalmente dependente totalmente do crédito para realizar a sua atividade. O crédito deve ser para incrementar a atividade. Significa que deve acumular alguma poupança para as emergências. E para financiar parte de sua atividade, não totalmente. Assim, estimulamos que, além de produtor, seja poupador. Na cooperativa Sicredi tenha a certeza que, além de fazer o melhor negócio, também participam dos resultados da cooperativa. Sicredi é uma instituição muito segura, com aferição das agências de risco.

VEJA TAMBÉM 


Clique no ícone acima e assista a entrevista

“Modelo cooperativo é diferencial para concessão de crédito a produtores rurais com menos burocracia”, afirma executivo

Agricultores devem encontrar nos bancos agilidade e eficiência na liberação de crédito para fomentar a produção no campo


Clique no ícone acima e assista a entrevista

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário