Criada em 06/09/2019 às 22h07 | Piscicultura

Governo incentiva pesca esportiva no lago Manuel Alves; assunto será levado para audiência pública

Uma reunião foi realizada na manhã desta sexta, 06, para discutir a participação do governo do estado na audiência pública que acontece na próxima segunda, 09, em Dianópolis, e que tem por objetivo definir a melhor utilização do lago Manuel Alves, com incentivo à pesca esportiva.

Imagem
Na audiência pública que será realizada na próxima segunda, 09, na Câmara Municipal de Dianópolis, serão debatidas as condições de uso múltiplo do lago do Distrito Irrigado Manuel Alves. (Foto Divulgação)

Amanda Oliveira
DE PALMAS (TO)

Com o objetivo de discutir a participação do Governo do Tocantins em audiência pública no próximo dia 09, em Dianópolis,  se reuniram   na manhã de sexta feira 6, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum acompanhado de sua equipe da Diretoria de Aquicultura da Seagro, o superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da  Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarth),  Marcos Antônio de Sousa e a superintendente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Maria Antônia Valadares de Souza.  Definir a melhor utilização do lago no Distrito Manuel Alves em Dianópolis, tendo a pesca esportiva como uma das atividades foram abordados na reunião.

Para o  secretário César Halum a pesca esportiva é propícia para o mercado na região e renda. “A pesca esportiva é uma prática que gera renda para o município atraindo um público que investe na atividade. É um mercado muito bom e o lago do distrito Manuel Alves pode ser muito bem utilizado, além do uso múltiplo das águas que já são utilizadas na irrigação”, destacou o secretário.

De acordo o Diretor de Aquicultura Alexandre Godinho, as instituições se unem para definir ações de incentivo ao uso do lago na atividade da pesca esportiva. “A água é um bem público e é permitido o acesso à pesca esportiva, criação de peixe, irrigação, lazer, mergulhar, nadar e outras atividades, dentro de um limite, desde que uma atividade não prejudique a outra, quando elas entram em conflitos é necessário discutir. A audiência pública definirá o múltiplo uso do lago e a Seagro irá fomentar as ações”, explicou o diretor.

A Superintendente da Agência da Adetuc Maria Antônia ressaltou sobre a importância de seguir a legislação quanto os limites de uso do lago. “Precisamos consultar a legislação para verificar a área de segurança e permissão de uso, lembrando que o lago é público, o acesso é público e não pode haver nenhuma dificuldade de acessar o lago, sendo portanto, proibido proibir, desde que estejamos fazendo o uso correto”, afirmou.

Comemoração

Ainda nesta sexta feira, 06, o secretário César Halum participou da 13ª edição do Encontro Tocantinense de Cooperativismo e os 30 anos de história do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) Tocantins. O Evento aconteceu em Palmas, com as presenças do presidente da OCB Tocantins Ricardo Kouri, do secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke e o superintendente nacional da OCB Nacional, Renato Nóbile.

À tarde, César Halum recebeu a equipe da OCB em seu gabinete em visita de cortesia, juntamente com o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) Thiago Dourado. Com a equipe da Diretoria de Agrotecnologia da Seagro, o secretário expôs aos visitantes os programas em execução, como a instalação dos frigoríficos, o programa  Pecuária Familiar e outras ações que contam com o apoio da OBC. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário