Criada em 29/08/2019 às 17h45 | Pecuária

Sistema automático de pesagem ajuda a monitorar evolução do rebanho, tornando a gestão da propriedade mais eficiente

A Balança de Passagem (Balpass) tem ajudado os produtores a tomarem decisões na propriedade tornando a gestão mais eficiente. A ferramenta permite o armazenamento de dados do rebanho e a evolução de peso de cada animal além de outras vantagens.

Imagem
Balança possibilitar monitorar o peso do rebanho. (Foto Reprodução Embrapa)

Eliane Cezar
DE CAMPO GRANDE (MS)

A Balança de Passagem (Balpass) tem ajudado os produtores a tomarem decisões na propriedade tornando a gestão mais eficiente. A ferramenta permite o armazenamento de dados do rebanho e a evolução de peso de cada animal além de outras vantagens.

A balança é um sistema automático de pesagem de animais em campo com envio remoto de dados. Foram oito anos de estudos até seu lançamento em 2017. Ela permite o acompanhamento da curva de ganho de peso individual dos animais possibilitando o produtor controlar o desenvolvimento do rebanho e assim, tomar certas decisões como, por exemplo, descartar animais que não ganham peso de forma adequada ou mesmo mudar a dieta de acordo com metas preestabelecidas.

A Balança Balpass pode ser instalada na pastagem em local estratégico de acesso ao bebedouro, cochos ou praças de alimentação, onde obrigatoriamente os animais transitem. Em contato com a balança o animal chipado é identificado eletronicamente e pesado. Os dados enviados ao escritório da fazenda alimentarão software ou aplicativos e não é necessário haver rede de internet. Outra vantagem do equipamento é que não há necessidade de mão de obra constante, o que gera economia de tempo e de pessoal. A balança pode ser movimentada dentro da propriedade, evitando que o produtor tenha que adquirir mais de uma. 

Um dos idealizadores da tecnologia, pesquisador Pedro Paulo Pires, da Embrapa Gado de Corte, diz que “o método de pesar animais livres em campo é inédito e torna a gestão da propriedade mais eficiente”.

Ao desenvolver a tecnologia os especialistas tinham em mente criar um dispositivo que o produtor pudesse acompanhar a evolução do ganho de peso do rebanho de forma rápida, e assim ajudá-lo na tomada de decisões. Desenvolvida pela Embrapa, Coimma e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), “a Balpass monitora o rebanho de maneira instantânea e remota, possibilitando ao produtor definir um plano de negócio mais adequado de comercialização de seus animais”, ressalta o analista Quintino Izidio Neto.

Para que a balança funcione os animais devem ser identificados eletronicamente, por brincos, por exemplo. O equipamento todo é composto por balança, leitora de transponder, módulo de transmissão de dados por rádio frequência e gerador solar de energia que pode ser adaptado, caso não haja energia de rede na propriedade.

Pires lembra que para a transmissão de dados do campo ao escritório da propriedade, a rede de internet não é necessária.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas. (Da Embrapa Gado de Corte)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário