Criada em 20/09/2021 às 10h48 | Equinos

Lei permite implantação de passaporte equestre no Estado do Tocantins

Iniciativa terá validade de um ano. Entretanto, só estará validado se estiver acompanhado da GTA, exames dos animais em dia, atestados clínicos e laboratoriais obrigatórios, entre outras exigências previstas nas legislações.

Imagem
O Passaporte Equestre, que será emitido pela Adapec, deve conter todas as informações do animal. (Foto: Divulgação)

DINALVA MARTINS
De Palmas (TO)

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, sancionou nesta sexta-feira, 17, a Lei 3.824, de autoria do deputado estadual, Cleiton Cardoso, na qual institui o Passaporte Equestre para participação de equinos, asininos e muares, em eventos no Tocantins, de natureza cultural, desportiva, de lazer, atividades equestres, entre outros.

No texto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, ficou estabelecido que caberá à Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) a emissão do documento seguindo critérios sanitários determinados pelas legislações sanitárias animal estadual e federal.

De acordo com o presidente da Adapec, Paulo Lima, a instituição analisará as regras para viabilizar o atendimento à Lei, priorizando a movimentação dos animais mediante a apresentação da Guia de Trânsito Animal (GTA), apresentação de exames e atestados sanitários. “Precisaremos de um prazo para providenciar um modelo único e padronizado, adequar o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins e treinar as equipes para viabilizar o passaporte aos produtores rurais”, ressalta.

Ainda conforme a Lei, o Passaporte Equestre terá validade de um ano. Entretanto, só estará validado se estiver acompanhado da GTA, exames dos animais em dia, atestados clínicos e laboratoriais obrigatórios, entre outras exigências previstas nas legislações. Além disso, o período total do trânsito deve estar dentro do período de validade dos exames negativos para Anemia Infecciosa Equina (AIE) e para o mormo, devendo ser emitido por laboratório credenciado ou oficial.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário