Criada em 29/03/2021 às 12h12 | Equinos

Paixão por cavalos: Benefícios econômicos, sociais e de saúde fascinam Celso Cuba, referência internacional no segmento

Instrutor de cursos profissionalizantes, juiz oficial da raça Quarto de Milha há 35 anos e um amante dos animais, Luiz Celso Cuba foi o convidado da Entrevista da Semana, no programa “Agro & Negócios”, da Rádio 101 FM, de Presidente Prudente, para o oeste de SP, norte do PR e sul do MS.

Imagem


Clique no ícone acima e confira o programa de hoje

“Minha paixão por cavalos surgiu na infância ainda, por meu pai ter sido jóquei. E meu avô ser criador de cavalos de corrida. Minha paixão só foi aumentando. Nos anos 70, eu, vizinho da área onde hoje é o Rancho Quarto de Milha, conheci a raça Quarto de Milha e tive a certeza que queria: os cavalos para uma vida toda. Fui me aperfeiçoando nessa área”.

A frase é de Luiz Celso Cuba, amante dos animais, que falou neste domingo, no programa “Agro & Negócios”, da Rádio 101 FM, de Presidente Prudente (SP), sobre a paixão pelos cavalos. Ele foi entrevistado pelo jornalista Cristiano Machado, que apresenta o programa na emissora, que chega a 82 municípios do oeste paulista, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas.

Desde 1995, Celso Cuba é instrutor de cursos profissionalizantes, todos ligados à equideocultura, como casqueamento, ferrageamento, manejo de haras, doma racional, rédeas, entre outros. E atua também como juiz oficial da raça Quarto de Milha por 35 anos, julgando nos melhores e maiores eventos nacionais e também internacionais.

Ele falou com amor de sua profissão e da relação com os animais. “Eu indico a relação homem/cavalos para todos, pois minha qualidade de vida sempre foi melhorando tanto na área da saúde como psicologicamente. Desde que me envolvi com a lida com animais me tornei uma pessoa mais amável, cuidadora, defensora dos animais, muito melhor como ser humano. Os animais ensinam muito”, comentou Celso Cuba.

Antes da pandemia, ministrava mais de 60 cursos por ano, além de palestras e aprimoramento de cartilhas. Ele ensina em associações filantrópicas e provas oficiais de tambor, entre muitos outros eventos ligados ao mundo dos equinos. Os benefícios que o cavalo traz para o agro no Brasil é de extrema importância, movimenta vários segmentos numa cidade, atrai turistas e promove prosperidade para quem é criador ou somente um amante do cavalo.

TRADIÇÃO DE PRUDENTE

Na entrevista, Celso Cuba também falou da tradição de Prudente, que era conhecida como a capital do boi e do cavalo, mas com o passar do tempo e sem apoio dos governantes municipais, hoje Presidente Prudente está bem atrás de cidades muitos menores e sem a estrutura que a capital da Alta Sorocabana tem. Para ele, é necessário um grande resgate de antigos criadores e novos para aquecer essa área. “Só vejo melhora se nossos governantes prefeitos, secretário de Turismo, desenvolvimento, entre outros, entendedores maiores se unissem nesse bem comum. União de quem vive do cavalo e cria, não de quem tem um diploma na mão, mas de quem tem experiência”, comentou.


Clique no ícone acima e confira o programa
Norte Agropecuário no Rádio deste domingo 

Clique no ícone acima e assista 

Recentemente, o jornalista Cristiano Machado
entrevistou, com exclusividade,  a ministra Tereza Cristina. 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário