Criada em 06/06/2021 às 10h31 | Política brasileira

Destaque de O Imparcial: Principais desafios e missões de Itamar Borges à frente da Secretaria da Agricultura de São Paulo

O parlamentar do MDB, que tem base eleitoral nas regiões de São Rio Preto e Araçatuba terá a missão de dar ainda mais visibilidade às políticas públicas voltadas aos produtores paulistas. Isso na zona rural. Entretanto, seu papel será muito estratégico também na área política.

Imagem


Clique no ícone acima e confira a
recente entrevista de Gustavo Junqueira 

Desde terça-feira, 1º de junho, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de São Paulo está sob a condução do deputado estadual licenciado, Itamar Borges (MDB). Ele substitui Gustavo Junqueira, que responde agora pelo InvestSP. O parlamentar terá a missão de dar ainda mais visibilidade às políticas públicas voltadas aos produtores paulistas. Isso na zona rural. Entretanto, seu papel será muito estratégico também na área política.

Ligado ao agro, com o prestígio de quem presidiu a Frente Parlamentar do Agronegócio Paulista e a experiência obtida no Parlamento, o que garante interlocução com entidades, Itamar Borges terá o desafio de estreitar os laços entre o segmento e a gestão João Dória. Não é segredo que essa relação sempre foi um tanto desgastada em razão de medidas do governo estadual, principalmente no campo tributário. Entidades reclamavam abertamente de falta de diálogo na deliberação de iniciativas que impactavam no bolso e na vida das mulheres e homens do campo. Até mesmo um tratoraço foi realizado recentemente, com repercussão nacional. Sem contar a rejeição do chefe do Poder Executivo estadual em um dos berços do bolsonarismo, justamente o agronegócio. Antes do ressurgimento concreto de Luiz Inácio Lula da Silva ao cenário das eleições de 2022, Doria e Jair Bolsonaro alimentavam a polarização política visando a sucessão no Palácio do Planalto.

Agora, mesmo um tanto ofuscado por Lula nos embates midiáticos com o presidente da República, Doria tem em Itamar Borges um aliado para poder circular com desenvoltura neste meio. E isso já começou no primeiro dia como titular da Agricultura, na terça-feira. Após se reunir com integrantes do Fórum Paulista do Agronegócio, não faltaram manifestações de apoio de entidades e líderes do agro paulista.

E, em seu discurso, como era de se esperar, não poderiam faltar "diálogo e consenso". "Itamar Borges declarou que pretende continuar com sua filosofia de trabalho baseada no diálogo, buscando formar consensos. Para o secretário, exigências colocadas na legislação de última hora só servem para prejudicar a atividade e estimular o confronto. Seguir o que a legislação determina é fundamental; no entanto, uma escuta cuidadosa ao setor contribui para uma jurisprudência mais robusta", destacou a assessoria de imprensa da Secretaria da Agricultura em material de divulgação distribuído para a imprensa.

Clique neste link e confira a íntegra da coluna em O Imparcial

VEJA TAMBÉM 

Ao assumir Agricultura de SP, Itamar Borges recebe apoio de entidades e garante atuar por "desenvolvimento sustentável e inovador"

Transição beneficia Itamar Borges, que ganha tempo ao mudar comandos da Agricultura de SP e implantar sua gestão

Governo de SP dá início ao processo de transição na Agricultura; sai Gustavo Junqueira e entra Itamar Borges

Futuro titular da Agricultura de São Paulo tem como base eleitoral Rio Preto, Araçatuba e região noroeste do Estado 

Gustavo Junqueira: Secretário da Agricultura do Estado de São Paulo elenca ações e iniciativas voltadas aos produtores rurais

“Isenção de imposto para leite pasteurizado e redução do ICMS de carnes são vitórias do agro, do diálogo e do esforço coletivo”

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário