Criada em 13/03/2024 às 06h58 | Negócios

Frigorífico de Araguaína, no norte do Estado do Tocantins, é um dos 38 novos habilitados pela China

Em todo o país foram concedidas 38 habilitações, incluindo oito abatedouros de frango, 24 abatedouros de bovinos, um estabelecimento bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos. Número de emissões de habilitações em um único anúncio é o maior já registrado na história.

Imagem

Localizado em Araguaína, município da região norte do Estado do Tocantins, em região de logística estratégica no centro do país, o Frigorífico Minerva Foods é uma das 38 novas plantas brasileiras habilitadas para atender ao mercado chinês.

O anúncio das novas habilitações foi feito nesta quarta-feira, dia 12, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que recebeu comunicado da Administração-Geral de Aduanas da China (GACC).

Reinaugurado em 2007, o complexo industrial da Minerva de Araguaína recebeu mais de R$ 48 milhões de investimentos na época, com capacidade de geração de mais de 2.500 empregos diretos e indiretos. A capacidade é de abater 800 cabeças de gado por dia.

Em todo o país

Foram concedidas 38 habilitações, incluindo oito abatedouros de frango, 24 abatedouros de bovinos, um estabelecimento bovino de termoprocessamento e cinco entrepostos, algo inédito com o comércio da China, dos quais um é de bovino, três de frango e um de suíno. Neste ano o Brasil celebra 50 anos de relações diplomáticas com a China.

Parte dos estabelecimentos foi auditado remotamente em janeiro deste ano, enquanto outros receberam avaliação presencial em dezembro do ano passado. As equipes técnicas chinesas foram recebidas e acompanhadas por representantes do Mapa.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango, se destacando como maior parceiro comercial para proteína animal. Em 2023, o país asiático importou 2,2 milhões de toneladas de carnes do Brasil, ultrapassando mais de US$ 8,2 bilhões.

Até o início de março deste ano, o Brasil possuía 106 plantas habilitadas para a China, sendo 47 de aves, 41 de bovinos, 17 de suínos e 1 de asininos.

Fim do Antidumping

Recentemente, após a atuação do governo brasileiro, a China notificou o Brasil sobre a não renovação da medida antidumping que vinha sendo aplicada desde 2019 às exportações brasileiras de carne de frango. A medida, que impunha uma sobretaxa variando entre 17,8% e 34,2% conforme a empresa exportadora, deixou de vigorar no dia 17 do mês passado.

Com o fim da decisão, as exportações de frango do Brasil se tornaram mais competitivas no mercado chinês, criando também oportunidades para outros produtores brasileiros. Mesmo com frigoríficos habilitados, os produtores não conseguiam competir efetivamente devido aos direitos antidumping que eram impostos. (Com informações do Mapa)

Clique neste link e confira a lista de todas as plantas habilitadas. 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário