Criada em 21/07/2021 às 08h39 | Agronegócio

Produtor amplia investimentos em área de 4 hectares; assistência técnica faz a diferença

Nelson Dias de Oliveira, morador da Chácara Santa Cruz, na zona rural do município de Paraiso, a 70 km da capital Palmas, mantém o cultivo de hortaliças, milho verde e mandioca, garantindo renda e o sustento da família.

Imagem
Oliveira: “Sou um pequeno agricultor e tiro todo sustento da família da lida na chácara. Com o apoio que o Ruraltins tem nos dado vamos pra frente, pois quero produzir muito mais” (Foto: Ruraltins)

LÚCIA BRITO
De Palmas (TO)

O agricultor familiar Nelson Dias de Oliveira, morador da Chácara Santa Cruz, na zona rural do município de Paraiso, a 70 km da capital Palmas, vem ampliando o sistema produtivo de sua propriedade com apoio do Governo do Tocantins, por meio da assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). Em uma área produtiva de 4 hectares, ele mantém o cultivo de hortaliças, milho verde e mandioca, garantindo renda e o sustento da família. 

Com acompanhamento do escritório local do Ruraltins de Paraíso, Nelson Dias, foi inserido no Programa Oportunidade, convênio celebrado entre o Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visando assistência técnica continua ao produtor rural.

O extensionista rural, Valdinez Cabral, responsável pelo atendimento na chácara ressalta que o avanço produtivo foi possível por meio da elaboração de projeto de crédito rural. Com os recursos o agricultor comprou um micro trator e investiu em sistema de irrigação.

“Iniciamos o atendimento em fevereiro deste ano na propriedade do Nelson Dias, por meio do Oportunidade. E durante nosso trabalho do dia a dia verificamos quais eram os seus desejos e elaboramos um projeto que o atendesse. Com recursos da linha de crédito do Pronaf [Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar] , na modalidade Mais Alimentos, o agricultor pode investir na compra de equipamentos e no sistema de irrigação para ampliar a produção de olericultura,  milho verde e mandioca. A produção da Chácara é comercializada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no comércio local, proporcionando renda e melhorias na vida da família”,  disse o extensionista. 

Satisfeito com os resultados o agricultor pensa em ampliar a área produtiva. “Sou um pequeno agricultor e tiro todo sustento da família da lida na chácara. Com o apoio que o Ruraltins tem nos dado vamos pra frente, pois quero produzir muito mais”, disse.

Oportunidade

O Convênio Oportunidade de nº 839847/2016, tem por finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir, ao agricultor familiar, melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família. No Tocantins 800 famílias de pequenos produtores com renda de zero a quatro salários mínimos estão sendo beneficiadas com assistência técnica continua do Ruraltins, por meio do programa. 

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário