Criada em 20/11/2020 às 19h22 | Negócios

Salvaguardas da Costa Rica afetam exportações brasileiras em US$ 3,7 milhões por ano, diz governo brasileiro em comunicado

A medida, implementada sob a forma de elevação de tarifas de importação, em percentual idêntico àquele aplicado pelo país ao açúcar brasileiro, recairá sobre exportações em US$ 950 mil e poderá ser retirada ou complementada à luz da evolução de tratativas entre os dois países.

Imagem


Clique no ícone acima e acompanhe o programa 
Norte Agropecuário no Rádio na Jovem FM


Clique no ícone acima e acompanhe a reportagem 

 
Clique no ícone acima e acompanhe a reportagem 



Em nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores, da Economia e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o governo brasileiro anunciou a suspendeu concessões a importações de determinados produtos originários da Costa Rica. 

“As salvaguardas da Costa Rica afetam exportações brasileiras no valor de 3,7 milhões de dólares por ano, conforme os dados mais recentes (agosto de 2019 a julho de 2020). A medida brasileira, implementada sob a forma de elevação de tarifas de importação, em percentual idêntico àquele aplicado pela Costa Rica para o açúcar brasileiro, recairá sobre exportações daquele país no valor de aproximadamente 950 mil dólares e poderá ser retirada ou complementada à luz da evolução de tratativas entre os dois países”, justificou o governo do Brasil, em nota.

Confira o comunicado na íntegra

Nota conjunta à imprensa – Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Economia e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Medidas adotadas no comércio com a Costa Rica

O governo brasileiro suspendeu concessões a importações de determinados produtos originários da Costa Rica, em 17/11/20. A medida foi tomada por meio de deliberação da Câmara de Comércio Exterior - Camex em decorrência da decisão da Costa Rica de aplicar salvaguardas injustificadas às importações de açúcar do Brasil, e é amparada pelo Acordo de Salvaguardas da OMC.

Antes da aplicação da medida, o governo brasileiro buscou negociar com a Costa Rica acordo que evitasse restrições ao comércio bilateral, o que não foi possível até o momento.

As salvaguardas da Costa Rica afetam exportações brasileiras no valor de 3,7 milhões de dólares por ano, conforme os dados mais recentes (agosto de 2019 a julho de 2020). A medida brasileira, implementada sob a forma de elevação de tarifas de importação, em percentual idêntico àquele aplicado pela Costa Rica para o açúcar brasileiro, recairá sobre exportações daquele país no valor de aproximadamente 950 mil dólares e poderá ser retirada ou complementada à luz da evolução de tratativas entre os dois países.

O governo brasileiro continuará empenhado na busca de solução negociada que vá na direção do fortalecimento e da ampliação dos laços comerciais com a Costa Rica.

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário