Criada em 22/05/2021 às 18h39 | Política brasileira

Palácio Araguaia mobiliza bancada no Congresso para reverter exclusão do Tocantins de projeto de conectividade no campo

Ministérios da Agricultura e das Comunicações apresentaram estudo que vai embasar o projeto nessa semana. Com exclusividade, o Norte Agropecuário apurou que o Tocantins foi excluído. E que somente 34 dos 337 municípios do Matopiba foram contemplados. Deputados reagiram.

Imagem

A menos de um mês da Agrotins 2021, que tem “Agro 4.0: Tecnologia no Campo” como tema, o Governo do Estado do Tocantins tenta reverter decisão do governo federal de excluir o Estado de projeto de expansão de conectividade no campo.

A pedido do Norte Agropecuário, que noticiou com exclusividade o fato, o Executivo estadual informou que iniciou gestão junto aos ministérios da Agricultura e das Comunicações para reverter a decisão. O Estado realiza a mobilização via bancada federal no Congresso.

O Palácio Araguaia quer, conforme comunicado enviado ao Norte Agropecuário, que “os municípios tocantinenses -principalmente os que estão localizados em áreas de grande produção agrícola e que já possuem equipamentos que necessitam de conectividade para operar- sejam contemplados no projeto de conectividade via satélite no campo”.

Deputados e senadores estão sendo contatados para sensibilizar o governo federal sobre a inclusão do Tocantins em projeto apresentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que será a base para ampliação de conectividade no campo.

A informação foi confirmada pelo próprio Mapa, após questionamentos do Norte Agropecuário. Da fronteira agrícola do Matopiba, uma das principais áreas produtoras de grãos do Brasil, apenas Bahia e Maranhão terão municípios selecionados. São, ao todo, 34. Formada ainda por Piauí e Tocantins, esta região tem, ao todo, 337 cidades.

O fato repercutiu entre os parlamentares. Alguns se calaram. Outros, entretanto, reagiram em comunicado ao Norte Agropecuário e, de forma concreta, com pedido de audiência e explicações aos ministérios.

Confira o comunicado do governo do Estado do Tocantins:

Nota

O Governo do Tocantins, por meio da secretaria estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e via bancada federal, já está fazendo gestão junto aos ministérios da Agricultura, Pecuária e Aquicultura; e das Comunicações para que os municípios tocantinenses -principalmente os que estão localizados em áreas de grande produção agrícola e que já possuem equipamentos que necessitam de conectividade para operar- sejam contemplados no projeto de conectividade via satélite no campo.

Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura

Governo do Tocantins

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

Conectividade no campo: VBP pode crescer em até R$ 100 bilhões com o aumento da cobertura nas áreas rurais,aponta estudo

Internet: Produtores rurais apontam que dificuldades de conexão no campo trazem prejuízos ao agronegócio brasileiro

Tocantins não é contemplado em projeto de conectividade via satélite no campo; Matopiba terá só 34 dos 337 municípios

LEIA MAIS SOBRE A INTERNET 5G NO CAMPO

Clique neste link e confira mais notícias sobre conectividade no campo

CLIQUE NO LINK E CONFIRA A ÍNTEGRA DO ESTUDO DA ESALQ


Clique no ícone acima e confira como foi o lançamento


Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário