Criada em 12/02/2020 às 10h49 | Agronegócio

Frísia e Fundação ABC reúnem empresas e profissionais do campo para apresentar produtos, técnicas sobre manejo de pragas

O Show Tecnológico Cerrado é realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, e conta com o apoio da Fundação ABC. Na programação, entre os temas que serão apresentados pela Fundação ABC estão: Fitopatologia, Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão, Solos e Fitotecnia.

Imagem
A cooperativa conta hoje com mais de 850 cooperados e 1.100 colaboradores e atua no centro sul do Paraná e no Tocantins (foto: Frísia/Divulgação)

Com o objetivo de reunir agropecuaristas e agrônomos da região de Paraíso do Tocantins para um dia de formação técnica, o 1° Show Tecnológico Cerrado, ocorre no dia 14 de fevereiro, no entreposto da Frísia - Cooperativa Agroindustrial, que realiza o evento em parceria com a Fundação ABC. As inscrições podem ser feitas gratuitamente.

O evento também tem como intuito reunir as principais marcas do segmento, juntamente com as áreas de pesquisa da Fundação ABC, para apresentar as mais recentes novidades em manejo de doenças e pragas, bem como lançamentos de novos produtos.

Na programação, entre os temas que serão apresentados pela Fundação ABC estão: Fitopatologia, Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão, Solos e Fitotecnia.  A jornalista, especialista em agronegócio, Kellen Severo também está na programação e ministra uma palestra com o tema 'Economia e Agronegócio'.

No setor de Solos e Nutrição de Plantas, o coordenador de pesquisas da Fundação, Gabriel Barth aborda a correção de solo no Cerrado, doses de calcário, gesso, nível de incorporação e outros assuntos ligados à área.

Fabricio Pinheiro Povh, agrônomo responsável pelo setor de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão apresenta a tecnologia de aplicação de defensivos, destacando o tamanho de gota e taxa de aplicação.

Para tratar do setor de Fitopatologia, o pesquisador Sênio José Napoli Prestes debate com os participantes as soluções sobre o manejo das doenças da cultura da soja, sobre como aplicar os fungicidas, quais os produtos a serem usados e quando eles mais respondem. 

Já o setor de Fitotecnia, coordenado pelo pesquisador Hélio Antônio Wood Joris, apresenta o ensaio instalado no campo, com as variedades de soja para a região. "Nós já temos mais quatro anos de pesquisa na região, com testes de diferentes variedades nos diferentes ambientes da região, inclusive com indicações e posicionamentos aos cooperados de Frísia que já demonstraram na prática que nosso trabalho vem dando bons resultados aos cooperados da Frísia. Para o Show Tecnológico do Cerrado, vamos apresentar o desempenho de 53 variedades", destacou. 

Os participantes serão recebidos às 08h e terão uma pausa para almoço ao 12h. O evento encerra às 15h30. A expectativa dos organizadores é que mais de 300 pessoas participem do 1º Dia de Campo.

PARCERIA NO ESTADO

Segundo Érica Lima, coordenadora da Frisia no Tocantins, este é o primeiro evento tecnológico que a cooperativa realiza no campo da unidade e a presença do governo estadual reforça a parceria entre a Frísia e a administração estadual na agricultura e pecuária. 

"Desde que nos instalamos no Tocantins nossa relação com o governo se fortalece a cada ano. O Estado sempre esteve de portas abertas para as demandas do Tocantins, ouvindo as solicitações da cooperativa, as dores dos produtores rurais. Ele sempre esteve de portas abertas para as demandas que a cooperativa leva para o Estado, tanto na parte ambiental, quanto fiscal, tributária e logística", pontua Érica.

A FRÍSIA

O Show Tecnológico Cerrado é realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, e conta com o apoio da Fundação ABC. Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa de produção mais antiga do Paraná. A cooperativa conta hoje com mais de 850 cooperados e 1.100 colaboradores e atua no centro sul do Paraná e no Tocantins. 

FUNDAÇÃO ABC

A Fundação ABC é uma instituição que realiza pesquisa aplicada para desenvolver e adaptar novas tecnologias, com o objetivo de promover soluções tecnológicas para o agronegócio. (Da assessoria de imprensa da Frísia)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário