Criada em 28/09/2020 às 23h36 | Política brasileira

“Isso custa dinheiro, governador; trator é caro, paga muito imposto, diesel é caro”, diz produtor revoltado com caos da TO-020

Verdadeiros bancos de areia na estrada impedem caminhões, carros de passeio e ônibus de seguir viagem. Empreendedores rurais que atuam na localidade cobram manutenção da via. O Estado, por sua vez, alega que a pandemia prejudicou o cronograma do serviço, que será feito em outubro.

Imagem


Clique no ícone acima e veja as condições da TO-020

Imagens mostram as dificuldades de tráfego na rodovia estadual TO-020, que liga Novo Acordo a Lizarda, na região central do Tocantins. É constante ônibus, carros de pequeno porte e caminhões quebrados no trecho, que não tem asfalto. Verdadeiros bancos de areia impedem os veículos de trafegar. E o socorro vem dos produtores rurais, que têm dificuldade para escoamento da produção, mas mesmo assim não deixam de ajudar quem fica pelo caminho. 

“Isso aí custa dinheiro, governador [Mauro Carlesse, do Tocantins]. Trator custa caro, paga muito imposto, gasta muito óleo diesel... E nós aqui trabalhando de graça para o Estado. Está vendo como funciona? Isso aqui não é de agora, não. Faz 15 anos. Nunca foi arrumado do jeito que presta”, lamenta, revoltado, o empreendedor rural Miguel Albino Fole, que tem propriedade na região e se queixa das condições caóticas da via. “Está barato o diesel, manutenção do trator está barato também... Nosso governo é bom demais, temos que ajudar”, reagiu, com um misto de indignação e ironia.

VEJA TAMBÉM 

Indignados, produtores rurais lamentam situação caótica de estrada e cobram do Estado melhorias para a região


Clique no ícone acima e ouça a entrevista

Ele fez vários vídeos do local. O material foi encaminhado ao Norte Agropecuário, que durante a semana passada já havia divulgado relatos de produtores com críticas contundentes sobre a falta de conservação mínima da estrada e com reivindicações de manutenção da via. Em um dos vídeos, o produtor pergunta a um motorista que carregava materiais de construção se era a primeira vez que ele utilizava o trecho. “É a primeira vez e última que passo aqui”, disse o motorista, que não foi identificado. “Por isso, o frete para nós aqui é o dobro”, reclamou Miguel Fole.

PROGRESSO ENTERRADO

Ele filmou também um ônibus da linha Palmas-Lizarda, parado na estrada. “O ônibus saiu 6h30 de Palmas e às 14h30 está aqui atolado. Este é o progresso do Estado que fica enterrado. Por falta de manutenção de estrada”, ironizou. Imagens mostram motoristas desviando de enormes caixas de areia. Um tratorista acompanhava os veículos no momento da filmagem.

Outro caminhão que quebrou vinha de Aparecida do Rio Negro com destino a Lizarda. “Aí, seu governador. Está bom assim? Não passa mais ninguém. Ônibus de um lado, caminhão do outro. Nós, produtores, temos que vir aqui para não deixar o pessoal na mão. Essa é a força que o governo do Estado está dando para nós produtores e toda a população, né?”, finalizou.

PROMESSA DO GOVERNO

O Norte Agropecuário solicitou ao governo do Estado resposta aos questionamentos e reivindicação dos produtores. O Estado se posicionou por meio de nota:

"O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), informa que:

1- Os serviços de melhoramento do trecho da TO-020, entre Novo Acordo e Lizarda estão previstos para serem iniciados já no mês de outubro.

2- O atraso na realização dos serviços foi motivado pela necessidade de reprogramação do cronograma da Residência Rodoviária de Guaraí. Essa reprogramação foi causada pela redução das equipes, em decorrência da pandemia da Covid-19, e pela necessidade de manutenção de equipamentos.

3- As equipes técnicas da Ageto trabalham na captação de recursos que possibilitará a implementação das obras de infraestrutura asfáltica no trecho."

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário