Criada em 10/06/2021 às 06h32 | Comunicação

Embrapa Territorial apresenta estudos e produtos na Agrotins

No pavilhão institucional da Embrapa, o visitante encontrará materiais sobre o estudo que revelou o papel do mundo rural tocantinense na preservação ambiental.

Imagem
A plataforma GeoMatopiba gera, de forma interativa e integrada, mapas e dados sobre o Matopiba, região de cerrado com forte expansão agropecuária nas últimas décadas. Dentro da tecnologia, há duas entradas. (Foto: Divulgação)

Três trabalhos da Embrapa Territorial estarão expostos na vitrine virtual da Feira Agrotecnológica do Tocantins 2021 (Agrotins 2021), evento a ser realizado de 15 a 18 de junho, de forma remota. No pavilhão institucional da Embrapa, o visitante encontrará materiais sobre o estudo que revelou o papel do mundo rural tocantinense na preservação ambiental. Ali também estarão informações sobre as rotas de escoamento da produção agropecuária pelo estado e sobre a plataforma digital GeoMatopiba. O acesso ao pavilhão da Embrapa se dará pela página do evento.

A plataforma GeoMatopiba gera, de forma interativa e integrada, mapas e dados sobre o Matopiba, região de cerrado com forte expansão agropecuária nas últimas décadas. Dentro da tecnologia, há duas entradas. No GeoWeb Matopiba, o usuário encontrará dados da caracterização da região, organizados em cinco quadros: natural, agrícola, agrário, socioeconômico e de infraestrutura. As informações sobre a região são complementadas com quatro painéis temáticos, sobre produção agropecuária, crédito rural, empregos formais relacionados à agropecuária e tecnologias da Embrapa. Para navegar pela plataforma, basta clicar aqui

Outro trabalho que será levado ao pavilhão mostra a contribuição do mundo rural na preservação ambiental do Tocantins. Por meio do processamento dos dados espaciais do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do estado, a equipe da Embrapa Territorial revelou, em gráficos, mapas e números, as áreas utilizadas pela agropecuária tocantinense e as áreas dedicadas à preservação dentro dos imóveis rurais. A metodologia já foi aplicada em outras esferas territoriais e está detalhada na página do estudo.

As informações sobre as rotas dos principais produtos agropecuários do Tocantins e as indicações de obras prioritárias para aumentar a competitividade do agro tocantinense foram extraídas do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog). O produto foi desenvolvido pela Embrapa Territorial a pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em 2018, e está em constante atualização de dados.

Os trabalhos levados para a Agrotins podem ser aplicados em outros territórios. Para discutir formas de parceria, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected] (Da Embrapa)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário