Criada em 15/03/2021 às 15h24 | Avicultura

Produtores de ovos relatam situação crítica do setor no Estado: há empreendedores que já abandonaram a atividade no Tocantins

Ouvidos pela reportagem, os produtores Ariana Silva Braga, da Fazenda Buritizal, e Adimar Cardoso Junior, da Granja Lótus, em Palmas (TO), relataram a situação. “Está inviável,especialmente ao pequeno produtor”, disse ela. “A situação é triste”, destacou ele ao Norte Agropecuário no Rádio.

Imagem


Clique e confira a reportagem sobre o assunto 


Clique no ícone acima e confira o programa 


Clique no ícone acima e ouça a entrevista

Redução no consumo e aumento dos preços dos insumos prejudicam também um segmento importante da avicultura no Tocantins: a produção de ovos. Domingo, dia 14, o programa Norte Agropecuário no Rádio, na Jovem FM, abordou o tema.

Ouvidos pelo Norte Agropecuário no Rádio, os produtores Ariana Silva Braga, da Fazenda Buritizal, e Adimar Cardoso Junior, da Granja Lótus, em Palmas (TO), relataram a situação. “Grãos e embalagens tiveram curva de aumento maior que a curva de aumento dos ovos, afetando diretamente o custo. Está inviável, especialmente ao pequeno produtor. Tem produtor abandonando a atividade por "n" razões ou reduzindo os plantéis. Nós reduzimos a venda atacadista. Se não houver estabilidade, a dúzia de ovos vai se aproximar ao preço da carne”, afirmou Ariana, que complementou: “O consumo diminuiu em meio à crise. Com a redução do consumo e o aumento dos preços dos insumos, a conta não fecha no final do mês.”

Já Cardoso Júnior disse que o alto custo dos insumos está inviabilizando o trabalho. “A situação é triste. O custo está muito alto. O preço de insumos subiu de tal forma que está inviabilizando o trabalho. Reduziu ainda mais a margem do lucro. A demanda existe e é grande. O que nos entristece é ver os galpões aquém da capacidade, clientes entrando em contato, querendo o produto e nós não podendo oferecer”, lamentou.

CLIQUE AQUI, BAIXE O PODCAST E OUÇA A REPORTAGEM NA ÍNTEGRA

Norte Agropecuário no Rádio: Crise nacional do leite afeta produtores rurais de Palmas e do Tocantins; ouça os relatos

Produtores de leite da região oeste do Estado de São Paulo lamentam impactos da crise nacional do setor; ouça

Afetados por crise nacional do leite, produtores rurais terão à disposição R$ 65 milhões com juros de 6% ao ano, anuncia Mapa

Governador do Tocantins anuncia R$ 4 milhões em crédito para socorrer produtores do Estado

Mais de uma semana depois do anúncio, linha de crédito para socorro a produtores de leite ainda não foi oficializada



Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário