Criada em 28/01/2021 às 05h34 | Negócios

No Diário Oficial: Governo do Tocantins vai contratar consultoria para avaliar cadeias produtivas de suínos e da avicultura

Documento foi publicado no Diário Oficial da União. Instalação de frigorífico para abate de suínos é reivindicação do setor e foi tema de reportagem especial do Norte Agropecuário em abril de 2020. Gestão informou na época que Tocantins não tinha aptidão para a suinocultura em grande escal

Imagem

Daniel Machado
DE BRASÍLIA (DF)

O governo do Tocantins vai contratar uma empresa de consultoria para avaliar o potencial das cadeias produtivas da avicultura e da suinocultura no Estado. O aviso de manifestação de interessa, documento que faz um chamamento público às empresas interessadas, foi publicado nesta terça-feira, 26 de janeiro, no Diário Oficial da União.

A instalação de um frigorífico habilitado para o abate de suínos é uma grande reivindicação do setor e foi tema de reportagem especial do Norte Agropecuário em abril do ano passado. No entanto, na época o governo foi muito claro ao dizer que o Tocantins não tinha aptidão para esse tipo de indústria. Pelo contrário, em nota o Estado informou à época que “a produção de suínos no Tocantins é mais para a subsistência”.

SAIBA MAIS 

Empresários do setor de alimentação pedem fomento à suinocultura no Tocantins; frigorífico é uma das reivindicações

“Tocantins não tem aptidão para a suinocultura”, informa governo do Estado após empresários cobrarem fomento ao setor

ESPECIAL: Necessidade do produtor se choca com a falta de vontade política, de gestão, de bons projetos, capacidade para desenvolver e impulsionar segmentos da economia


Clique no ícone acima e ouça o programa

CONSULTORIA

Agora, no entanto, a situação parece bem diferente. O aviso publicado pelo governo do Estado é claro ao destacar que há financiamento internacional para contratar a consultoria.
“O ESTADO DO TOCANTINS solicitou um empréstimo do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para a implementação do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável - PDRIS e pretende utilizar parte dos recursos desse empréstimo em pagamentos admissíveis para Serviços de Consultoria”, destaca trecho da publicação no Diário Oficial da União.

Conforme o aviso de manifestação, o objetivo “é contratar serviços especializados de consultoria para elaborar estudo para avaliação do potencial e das limitações para a implantação e desenvolvimento das cadeias da avicultura e da suinocultura no Estado do Tocantins de forma sustentável”.

No escopo do serviços, estão os seguintes pontos: (a) analise dos aspectos da produção de grãos (soja e milho) no Estado do Tocantins; (b) analise dos aspectos das cadeias da avicultura e suinocultura; (c) diagnóstico da infraestrutura de interesse; d) avaliação das potencialidades e limitações; e) Estratégias para atrair investimentos de indústrias produtoras e exportadoras de carne de aves e de suínos para o Estado do Tocantins; (f) avaliação dos riscos potenciais e impactos socioambientais; e (g) avaliação da utilização de resíduos da produção de suínos e frangos para a produção de energia elétrica e de biogás como parte de economia circular.

O ato foi publicado pela Sefaz (Secretaria da Fazenda e Planejamento do governo do Estado). Para ver a publicação completa, basta clicar aqui.

Para ser contratada, a consultoria terá de seguir uma série de normas exigidas pelo Banco Mundial, responsável pelo financiamento. Os consórcios de consultores serão admitidos.

 


Clique nos ícones acima e veja os vídeos 


Clique no ícone acima e assista ao pronunciamento


 
Clique no ícone acima e assista a programação

 
CLIQUE NO ÍCONE ACIMA E CONFIRA O PROGRAMA 

C
lique no ícone acima e assista 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário