Fábia Lázaro
De Palmas (TO)
Os expositores da 24ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), vencedores do Concurso Estande Sustentável promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em conjunto com a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), receberam a premiação nesta quarta-feira, 5, em solenidade realizada na sede da Semarh.
Foi agraciada com a primeira colocação a empresa Uniggel Sementes; Maqcampo, em segundo; e a VLI em terceiro. As empresas conquistaram as melhores pontuações em iniciativas ambientais sustentáveis e, como prêmio, irão contar com a isenção da taxa de locação de um lote na feira do próximo ano, sendo 100% para o primeiro colocado; 70% para o segundo; e 50% para o terceiro colocado.
O Concurso Estande Sustentável teve como objetivo estimular ideias sustentáveis, inovadoras ou não, de baixo impacto ambiental, com potencial de disseminação de sua aplicabilidade nas futuras edições da feira. O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, reforçou a importância da produção e da preservação caminharem juntas. “O estande sustentável é, além de tudo, uma ferramenta de maior aproximação, de fortalecimento deste trabalho em conjunto entre o meio ambiente e a agricultura”, pontuou o secretário, complementando que para a próxima edição, a expectativa é que os expositores estejam ainda mais engajados para participarem do concurso, sendo este um diferencial na maior feira de tecnologia agropecuária da Região Norte do país.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressaltou que ações como a do Concurso Estande Sustentável fazem a diferença dentro da Agrotins. “Nós ficamos muito felizes em ver a disposição e os investimentos que eles fizeram dentro da feira”, destacou.
O gerente comercial da Uniggel Sementes, Thiago Pinheiro de Lima, enfatizou o compromisso da empresa em relação à sustentabilidade, com a promoção desta prática em todas as suas linhas de produção. “Não é só a empresa fazer investimento, mas todos os colaboradores estarem envolvidos neste tipo de ação”, frisou.
Também participaram da solenidade a secretária-executiva da Semarh, Mônica Avelino Arraes; o superintendente da Energisa, Allan Cardeck; e o diretor de gestão de Projetos da Tocantins Parcerias, Edson Cabral.
Premiados
A Comissão Julgadora do concurso avaliou os estandes de acordo com os critérios estabelecidos no Edital nº 01/2024/Semarh, de 7 de março de 2024, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) n° 6.528, de 11 de março de 2024 .
A Comissão avaliou iniciativas ou ações sustentáveis praticadas pelo expositor, como a utilização de fontes alternativas de energia; a reutilização de materiais reciclados e recicláveis; a destinação adequada dos resíduos sólidos; e o adequado descarte dos diferentes tipos de resíduos.
Deixe um comentário