Criada em 12/06/2019 às 14h45 | Avicultura

Comitê avícola se reúne para discutir defesa sanitária e fortalecimento do setor; Estado tem 137 granjas comerciais

A reunião do Comitê de Sanidade Avícola do Estado acontece na manhã desta quinta, no auditório do Sindicato Rural de Araguaína e visa o fortalecimento do setor que hoje conta com 137 granjas de aves comerciais com capacidade para alojar 8,5 milhões de aves.

Imagem
No período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018, o Tocantins exportou 1,4 mil toneladas de carnes de frangos. (Foto Arquivo Adapec)

Dinalva Martins
DE PALMAS (TO)

As 137 granjas de aves comerciais do Tocantins têm capacidade para alojar 8,5 milhões de aves, dessas 134 são de corte e três de aves de postura. Visando fortalecer e buscar melhorias para o setor, representantes do Comitê de Sanidade Avícola do Estado Tocantins (Coesa), ao qual a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) faz parte, estarão reunidos nesta quinta-feira, 13, a partir das 9 horas, no auditório do Sindicato Rural de Araguaína.

A responsável pelo Programa Estadual de Sanidade Avícola da Adapec e presidente do Coesa, Keyte Moreira, explica que as reuniões são realizadas periodicamente em diferentes regiões do Estado para debater as necessidades sanitárias do setor e aprimorar as normas e as ações. “Daremos ênfase as principais doenças e debateremos propostas e metas para o crescimento da avicultura industrial do Estado”, disse Keyte Moreira.

Os temas sobre resultado de vigilância passiva; resistência antimicrobiana e resultados de auditorias ficarão a cargo do auditor fiscal federal da agricultura, Welciton Assunção Alves. Aproveitando a oportunidade, será ministrada uma palestra sobre as estratégias para retirada da vacinação contra a febre aftosa, que será apresentada pelo supervisor da área animal, Marques Barbosa.

Comitê

Fazem parte do comitê o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Ruraltins, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Associação dos Avicultores do Centro do Tocantins, Associação dos avicultores do norte do Tocantins, Santa Isabel e Frango Americano.

Dados

De acordo com dados do Ministério da Agricultura, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2018, o Tocantins exportou 1,4 mil toneladas de carnes de frangos, os principais países importadores são: Hong Kong, Omã e Mianmar (Birmania). Nesse mesmo período, foram abatidos nos frigoríficos registrados no Serviço de Inspeção Federal (SIF), mais de 12,6 mil toneladas de aves.    (Da Adapec)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário