Criada em 12/06/2019 às 14h31 | Pecuária

Colinas realiza I Feira de Touros de alta qualidade genética

A I Feira de Touros P.O (Puro de Origem) do Pró-Genética, acontece em Colinas do Tocantins, nessa quinta-feira, 13, no Parque de Exposição da cidade. A Feira é uma realização do Sindicato Rural de Colinas, Seagro e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e parceiros.

Imagem
Feira acontece no Parque de Exposição de Colinas (Foto Madson Maranhão/Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
DE PALMAS (TO)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura(Seagro), a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), o Sindicato Rural de Colinas(SRC), e parceiros realizam I Feira de Touros P.O(Puro de Origem) do Pró-Genética, em Colinas do Tocantins, região norte do Estado. A Feira ocorre nessa quinta-feira, 15, das 8 às 17 horas, no Parque de Exposição da cidade.

Segundo a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, o Tocantins, atualmente, é referência no incentivo à produção genética em gado de corte e leite, proporcionando a democratização da genética animal ao médio e pequeno produtor por meio do programa Mais Genética Tocantins.  “A Feira de touros mostra que o Tocantins avançou na produção genética em bovinos altamente produtivos, contribuindo para o aumento da produção bovina e, consequentemente, a melhoria da qualidade da carne e leite no Estado”, ressaltou.

Garantia

Os animais Touros PO expostos na Feira possuem a garantia do Registro Genealógico Definitivo (RGD) inspecionado pela ABCZ, exame andrológico positivo, idade máxima de 42 meses e teste negativo para brucelose e tuberculose.

Linha de crédito

Na Feira, os produtores interessados em comprar os animais podem contar com linhas de créditos disponíveis pelos agentes financeiros Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica e Sicredi. O preço do animal é vendido de acordo com o peso, carcaça, raça e idade. O valor comercializado pelo Pró-Genética varia em torno de 40 a 60 arrobas.

Pró-Genética

O Pró-Genética faz parte do programa de Melhoramento Genético concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), apoiado pela Seagro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), pelos municípios e tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina, por meio da utilização de touros com potencial genético.

Parceiros

São parceiros também no evento: a Caixa Econômica, Banco do Brasil, Sicredi, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Instituto de desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2021 Norte Agropecuário