Criada em 08/07/2018 às 10h19 | Grãos

Brasil pode ser obrigado a importar soja neste ano, informa executivo da Anec ao analisar disputa entre China e EUA

Membro da entidade informou que “se a demanda da China por soja brasileira aumentar diante da guerra comercial com os Estados Unidos, os processadores locais poderão ter de recorrer à importação de 500 mil a 1 milhão de toneladas dos Estados Unidos”.

Imagem

O executivo da Anec (Associação Nacional dos Exportadores) Luis Barbieri afirmou que o Brasil poderá importar soja neste ano para atender a demanda de processadores locais. O motivo: a guerra comercial entre China e Estados Unidos. "Esse é um dos momentos mais incertos na história recente do comércio de grãos", disse Barbieri, em entrevista à Folha de S.Paulo publicada neste sábado, dia 7, em referência à à disputa comercial entre os dois países. 

Conforme a Folha, Barbieri informou em evento na quinta-feira,dia 5, em São Paulo, que “se a demanda da China por soja brasileira aumentar diante da guerra comercial com os Estados Unidos, os processadores locais poderão ter de recorrer à importação de 500 mil a 1 milhão de toneladas dos Estados Unidos”.

O Brasil é o maior exportador mundial de soja. Ainda conforme a Folha, a China anunciou tarifas de 25% a uma série de produtos dos EUA, que deveriam entrar em vigor a partir desta sexta-feira (6). “O Brasil, que também é um dos maiores produtores de soja do mundo, deverá exportar um recorde de 73,5 milhões de toneladas neste ano, segundo previsões da consultoria Agroconsult reafirmadas no evento desta quinta”, informa o jornal.

Em junho, o governo estimou que as exportações brasileiras de soja em 2018 devem totalizar 72 milhões de toneladas.

A Agroconsult disse que manterá sua previsão de exportação apesar das preocupações relacionadas aos custos de frete no Brasil, que aumentaram desde que o governo impôs preços mínimos como uma das medidas para encerrar o movimento dos caminhoneiros que paralisou rodovias em maio.

Houve anos em que as importações eram necessárias para manter os processadores de soja funcionando durante o período de entressafra, disse Fábio Meneghin, sócio da Agroconsult.
"Trazer a soja de outros países não é sem precedentes", disse ele.

A Agroconsult vê a produção brasileira de soja nesta temporada em 118,9 milhões de toneladas. (Com informações da Folha de S.Paulo)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário