Criada em 14/03/2024 às 07h30 | Pecuária

Com novas habilitações, Brasil tem 65 plantas aptas a vender carne bovina para a China

Iniciativa evidencia que a China quer mais carne brasileira e, para atender, as empresas vão precisar de mais animais. E pecuaristas também tendem a ampliar seus rebanhos direcionados a este mercado.

Imagem

Diante de recentes habilitações concedidas pela China, o Brasil tem agora 65 abatedouros de bovinos aptos a exportar carne bovina ao país asiático. Segundo pesquisadores do Cepea, isso evidencia que a China quer mais carne brasileira e, para atender, as empresas vão precisar de mais animais.

Motivados pelo potencial aumento da demanda e por preços diferenciados, pecuaristas também tendem a ampliar seus rebanhos direcionados a este mercado. Em médio ou longo prazo, a produtividade e a qualidade do produto tendem a crescer; alguns recebem mais num primeiro momento, mas logo o que era diferenciado se torna o “padrão”, com deságios para quem não alcança os mesmos resultados.

No mercado, em algumas semanas, é possível que haja um aumento da procura por “boi China”, inclusive em regiões onde esta segmentação não era vista por falta de frigoríficos habilitados. Produtores respondem rápido a estímulo de preço, devendo iniciar e intensificar investimentos para obter animais para abate com idade de até 30 meses.

Há de se observar, contudo, que a demanda poderá estar concentrada nas mãos do grande comprador, a China, e essa condição gera um risco de dependência, ainda conforme pesquisadores do Cepea. (Fonte: Cepea)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário