Criada em 30/08/2019 às 16h31 | Avicultura

Agosto Verde: Boas práticas e bem-estar animal são diferencial na avicultura caipira;  conhecimento repassado em dia técnico

A programação do Agosto Verde encerrou com o Dia Técnico sobre Boas Práticas e Bem-estar Animal da Avicultura, realizado no Vale da Serra, zona rural de Palmas.  Os participantes conheceram de perto como é a criação de galinhas caipiras melhoradas destinadas ao abate.

Imagem
Clézio Machado tem interesse em produzir aves em sua propriedade. (Foto Regiane Rocha / Prefeitura de Palmas)

Fernanda Mendonça
DE PALMAS (TO)

O Dia Técnico sobre Boas Práticas e Bem-estar Animal da Avicultura encerrou a programação do Agosto Verde 2019, nesta sexta-feira, 30, na Chácara Trem da Serra, no Vale da Serra, no acesso a TO-050, sentido Lajeado. Durante toda a manhã, produtores da zona Rural de Palmas, estudantes e técnicos da área de Ciências Agrárias conheceram de perto como é estruturada uma propriedade que foca na criação de galinhas caipiras melhoradas destinadas ao abate. O evento é promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e parceiros.

O secretário da Seder, Roberto Sahium, defendeu que as experiências obtidas diretamente no campo são essenciais para que a nova geração, ao citar os estudantes presentes, conheça vivida pelos produtores e saiam do ambiente puramente acadêmico. “É aqui que os ensinamentos em sala são aplicados e os alunos ampliam seus conhecimentos, para que quando sejam inseridos no mercado de trabalho tenham um diferencial e contribuam para o desenvolvimento do País”, defende o gestor.

Durante visita ao aviário, os participantes aprenderam como garantir o bem-estar dos animais, sob orientação do médico veterinário da Seder José Evanildo Bonfim Tenório; quais as raças e rações ideais na criação alternativa de aves, com a pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins, Kênia Ferreira Rodrigues; opções de crédito rural para o Plano Safra 2019-2020 por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) ; e sobre as vantagens de produzir frango caipira com o criador de aves caipira e proprietário da Chácara Trem da Serra, Jailson Bezerra.


Médico veterinário da Seder José Evanildo Bonfim Tenório deu orientações de
como garantir o bem-estar dos animais. (Foto Regiane Rocha / Prefeitura de Palmas)

Durante o bate-papo, os visitantes esclareceram dúvidas sobre a saúde das aves, desde os cuidados iniciais durante os primeiros dias das aves até a chegada do ponto de abate, como a limpeza e desinfecção das instalações e equipamentos; qualidade do alimento; fornecimento de água e qualidade da cama (umidade).

Desde o início deste ano, Clézio Machado participa de cursos voltados para o homem do campo com o objetivo de produzir aves para abate. Em maio, Machado participou de uma orientação da Seder feita durante a Agrotins tendo como foco a avicultura. “Conhecimento é importante para quem deseja ter sucesso naquilo que faz. No início de 2020 pretendo implementar a criação de galinhas melhoradas”, afirma.

Experiência é o que não falta para Domingos Barreira de Souza, de 65 anos, que durante décadas tirou da terra o seu sustento. “Acho que conhecimento nunca é demais. Por mais que alguns pensem que a experiência de vida é suficiente, todo dia é dia de aprender algo novo, ainda mais com conhecimentos técnicos e aprimorados adquirido por meio de pesquisas”, defende.

Unidade demonstrativa

Sob a orientação técnica do Seder e Ruraltins, o produtor de aves Jaílson Bezerra do Nascimento desenvolve uma unidade demonstrativa de avicultura em sua propriedade rural desde 2017.

As aves caipiras melhoradas têm como diferencial o aprimoramento genético, elas também comem ração e pasto, sendo uma vantagem em relação as aves de granjas, com pouca liberdade e restritas apenas a ração.

“Trabalho com as melhoradas de pescoço pelado e tricolor em três galpões de engorda que possuem área coberta e livre para a movimentação das aves. O local também conta com um pinteiro para que as galinhas cheguem ao tamanho adequado para serem colocadas nos galpões”, explica Bezerra.

Agosto Verde

O Agosto Verde é um amplo evento com ações que ocorrem durante todo o mês. Neste ano toda a programação foi pensada em torno do tema ‘As Boas Práticas na Produção Agropecuária’. A atividade é desenvolvida pela Prefeitura de Palmas, por intermédio da Seder e parceiros. A intenção é apresentar para o homem do campo opções de produção com baixo custo, rentabilidade, produtividade e diminuição da área utilizada e tempo.

A cada ano os produtores rurais e os agentes que atuam frente ao campo precisam repensar sobre o padrão produtivo, buscando um equilíbrio entre a geração de alimentos e a conservação dos recursos naturais, para quem não faltem para as gerações futuras, o conhecimento técnico e o aprimoramento das técnicas e tecnologias.

Também são méritos do Agosto Verde a preservação dos solos pela ocorrência de erosão, acidificação, salinização e compactação; deprimir os desmatamentos legais e ilegais; preservação da biodiversidade pela especialização da produção; controle e cautela com contaminação da água, solos e dos alimentos pelo uso inadequado de adubos químicos e agrotóxicos; prudência e controle ao uso agroquímico pelos agricultores, trabalhadores rurais e consumidores; distribuição de rendas e inclusão socioambiental. (Da Secom Palmas)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário