Criada em 12/03/2019 às 19h18 | Comunicação

No MS: Norte Agropecuário conhece maior produtora de alevinos para tilápia e projeto que produzirá 100 mil/ton anual de peixes

No leste sul-mato-grossense, os convidados do 13º Road-Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agro, conhecerão a Aquabel, maior produtora brasileira de alevinos para tilápia, e a Tilabras, um dos maiores projetos de piscicultura do país.

Imagem
Unidade da Aquabel em Paranaíba, no Mato Grosso do Sul. (Foto Arquivo Aquabel)

O terceiro dia de visitas do 13º Road-Show para Jornalistas e Influenciadores Digitais do Agro tem como tema a piscicultura, proporcionando aos convidados, entre eles o Norte Agropecuário, conhecer em Mato Grosso do Sul, a maior produtora brasileira de alevinos para Tilápia, a Aquabel, e ainda um dos maiores projetos piscicultura do país, a Tilabras.

A primeira parada será no município de Paranaíba, região leste sul-mato-grossense, na Aquabel considerada a maior produtora de alevinos de Tilápia do Brasil. A empresa deve produzir entre 100 e 120 milhões de alevinos em 2019. A projeção é atingir 300 milhões nos próximos anos, a partir de investimentos em novas unidades em Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia.

A empresa iniciou seu primeiro projeto de piscicultura em 1992, em Rolândia (PR). Devido à falta de fornecimento profissional de alevinos, a empresa decidiu, em 1994, estabelecer a produção de alevinos de Tilápia, com foco em melhoramento genético, alto volume de produção e fornecimento contínuo ao longo do ano. Atualmente, a Aquabel tem dez unidades espalhadas em seis estados: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pernambuco e Goiás.

SAIBA MAIS 

Principais empresas do agronegócio localizadas em 3 Estados da região sudeste apresentam seus produtos e serviços; ouça!

Convidado por empresa de SP, Norte Agropecuário conhecerá principais polos produtores de alimentos de 3 Estados do Brasil

Norte Agropecuário visitará empresa sul-americana líder na exportação de carne bovina; confinamento fatura R$ 250 milhões

Destaque no cenário nacional na criação de Angus, Brahman e Simental, Casa Branca Agropastoril apresenta seu potencial

No MS, Norte Agropecuário conhece maior produtora de alevinos para tilápia e projeto que produzirá 100 mil/ton anual de peixes

Na parte da tarde, os convidados seguem para Selvíria, também no leste sul-mato-grossense, para conhecer o projeto de piscicultura da Tilabras que envolve investimentos totais estimados em U$ 200 milhões, com geração de até 2,7 mil empregos, sendo 800 diretos.

A fase inicial do projeto inclui frigorífico com capacidade de processamento de 10 mil toneladas de peixe/ano. A intenção inicial é destinar a produção para o mercado nacional e, gradativamente, abrir a exportação. O plano envolve integração de pequenos produtores em cooperativas para fornecimento de peixes ao frigorífico.

Quando o frigorífico estiver em plena operação, a produção poderá chegar a 100 mil t/ano, gerando faturamento anual de até R$ 1 bilhão. Esse volume corresponderá, segundo a Tilabras, a 30% da produção brasileira de Tilápia.

Piscicultura no Brasil

O Brasil produziu em 2018, 722.560 mil toneladas de peixes de cultivo. Esse resultado é 4,5% superior ao de 2017 (691.700 t). A informação é da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e faz parte do Anuário da Piscicultura Brasileira – edição 2019, que acaba de ser publicado.

A Tilápia é a mais importante espécie de peixes cultivados do Brasil. Segundo levantamento exclusivo da Peixe BR, a espécie teve crescimento de 11,9% em relação ao ano anterior (2017), com 400.280 toneladas produzidas em 2018, representando (55,4%) da produção brasileira de peixes de cultivo.

A produção brasileira de Tilápia de 400.280 toneladas em 2018, de acordo com levantamento da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), coloca o Brasil entre os quatro maiores produtores do mundo, atrás de China, Indonésia, Egito, e à frente de Filipinas e Tailândia.

São parceiros do 13º Road-Show, a Agro-Pecuária CFM, a Associação Brasileira da Piscicultura, a Casa Branca Agropastoril, a Phibro Animal Health, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, o Território da Carne e Trouw Nutrition. (Com informações Texto Comunicação Corporativa)

Programação

Quarta-feira, 13 de março

9 horas – Visita à Aquabel - (Unidade de Paranaíba/MS)

15 horas – Visita à Tilabras - (Unidade de Selvíria/MS)

Quinta-feira, 14 de março

9 horas – Visita à Agro-Pecuária CFM - (Fazenda São Francisco – Magda/SP)

14h30 – Visita à Trouw - (Unidade industrial de Mirassol/SP)

Sexta-feira, 15 de março

8h30 – Visita à Central de Selagem de Vacinas contra Aftosa - (Vinhedo/SP)

14 Horas – Visita ao Território da Carne - (São Paulo/SP)

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário