Criada em 27/04/2021 às 22h08 | Negócios

Diferente de outros bancos que ignoraram o Tocantins, Sicredi terá unidade exclusiva para o setor do agronegócio no Estado

Anúncio foi feito pelo gerente da cooperativa financeira, Murcio Roberto Ferreira, durante participação no #NorteAgroCast, do Norte Agropecuário. “É uma agência exclusiva para atender ao público do agronegócio, com equipe especializada e vários gerentes para atender este nicho de mercado.”

Imagem


Clique no ícone acima e confira a entrevista 

Ignorados por instituições como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, produtores rurais e empreendedores do campo do Tocantins terão uma agência exclusiva para o atendimento do agronegócio no Estado. O Sicredi trabalha na inauguração de uma agência especializada no setor. A unidade fica na Avenida JK, em Palmas, a capital tocantinense.

A informação é do gerente da cooperativa financeira, Murcio Roberto Ferreira, entrevistado do jornalista Cristiano Machado, nessa segunda-feira, dia 26, em mais um episódio do #NorteAgroCast, mais uma atração do Norte Agropecuário. “É uma nova agência em Palmas, exclusiva para atender ao público do agronegócio, com equipe especializada e vários gerentes para atender este nicho de mercado”, declarou. O conteúdo da entrevista será reproduzido no Norte Agropecuário no Rádio, na Jovem FM, de Palmas (TO). 

A fala do gerente do Sicredi teve o foco nas orientações aos produtores sobre contratação de empréstimos. Eticamente, ele não tocou no assunto e nem mesmo fez qualquer menção ao fato. O tema, inclusive, nem ao menos foi discutido no #NorteAgroCast, como consta no link acima do Youtube, plataforma usada para promover a entrevista. O foco desta notícia, porém, surgiu com a contextualização da informação, dada por Murcio Ferreira, no final da entrevista, sobre a nova agência.

Durante a gravação, focado no propósito do episódio do podcast, Ferreira comentou que, ao pensar em contratar um empréstimo, homens e mulheres do campo devem estar com o cadastro atualizado na instituição financeira, com informações em dia do levantamento dos dados da propriedade, área que produz, contratos de parceria e arrendamento, além dos bens.

Depois, é feita a análise de crédito. O Sicredi, por exemplo, dá uma consultoria ao produtor. “Analisamos qual a melhor oportunidade e qual linha vai se enquadrar para cada situação. Há várias opções, como custeio e investimento, por exemplo. Atuamos em todas as linhas e em todas as frentes.”

O gerente comentou também sobre as exigências de documentos e requisitos para que o produtor obtenha os valores. “São recursos controlados, do governo e existem normas e coisas que saem da nossa mão. Depende de outros entes. Vantagem do produtor é que hoje tem diversas linhas e de diversas finalidades, prazos de pagamentos diferentes que garantem a liberação de recursos por atividade”, comentou.

Segundo ele, o Sicredi “apoia cada necessidade”. “A cooperativa pensa no sócio, em expandir seus negócios, aumento da produção e expansão da capacidade produtiva.”

SAIBA MAIS: 

“Modelo cooperativo é diferencial para concessão de crédito a produtores rurais com menos burocracia”, afirma executivo

Sicredi está entre as melhores instituições financeiras do Brasil, segundo Forbes

Agricultores devem encontrar nos bancos agilidade e eficiência na liberação de crédito para fomentar a produção no campo

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A ATUAÇÃO DO SICREDI NO TOCANTINS

Banco do Brasil ignora Matopiba ao anunciar plano de abertura de 14 novas agências voltadas ao atendimento do agronegócio

Banco do Brasil ignora questionamentos e não explica exclusão do Matopiba de novas agências exclusivas para o agronegócio

Caixa Econômica Federal ignora Tocantins e região Norte ao anunciar novas agências especializadas para o agronegócio

TO E MATOPIBA IGNORADOS

A primeira instituição a ignorar o Tocantins e o Matopiba com a expansão de atividades e abertura de agências especializadas ao agro foi o Banco do Brasil. Em fevereiro, a instituição anunciou que até o fim de março abriria 14 agências voltadas para o segmento. Porém, nenhuma delas contempla os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que formam a região, uma das maiores produtoras de grãos do país.

Ainda em fevereiro, a Caixa Econômica Federal ignorou o Tocantins na abertura de 21 novas agências especializadas para o segmento. A exclusão do Tocantins pelos dois bancos públicos chama bastante a atenção, pois o Estado teve exportação em 2020 superior a US$ 1,3 bilhão (sendo todo o valor de produção primária) e possui um VBP (Valor Bruto da Produção) estimado em mais de R$ 16 bilhões, conforme o próprio Ministério da Agricultura.

NA 101 FM 

O programa “Agro & Negócios” é sempre aos domingos, das 7h às 8h, na 101 FM, de Presidente Prudente (SP), apresentado pelo jornalista prudentino Cristiano Machado. O sinal da emissora, via 101 FM, chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, sem contar a audiência enorme na internet, por meio das redes sociais, para o Brasil e o mundo.

A atração apresentará reportagens especiais baseadas em números e dados técnicos que comprovam os benefícios do setor do campo, tanto econômicos e sociais, como produção de alimentos, geração de renda e emprego.

O “Agro & Negócios” abrirá espaço ainda para dar destaque a tecnologias empregadas no campo, experimentos e estudos realizados para informar e conscientizar a todos sobre a necessidade de melhorar cada vez mais a produção, com eficiência e primando pela qualidade e sustentabilidade.

NORTE AGROPECUÁRIO NO RÁDIO

Acompanhe também aos domingos, às 8h, na Jovem FM, no Norte Agropecuário na Rádio, com as principais informações do campo do Tocantins, Matopiba e do Brasil. O programa leva aos ouvintes notícias sobre experimentos, técnicas de produção, novidades sobre uso da tecnologia e balanços financeiros e de produção das mais diversas culturas. São informações úteis aos homens e mulheres do campo e aos demais empreendedores rurais.

Desde fevereiro, o Norte Agropecuário na Rádio é veiculado na Jovem Palmas FM (104,7 FM), a mais tradicional e emissora de maior audiência da capital tocantinense. O programa é aos domingos, ao vivo, das 8 horas às 9 horas, sob a condução dos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado. O sinal da emissora chega a 44 municípios, onde vivem cerca de 600 mil pessoas. e também é transmitido pelas redes sociais.

O Norte Agropecuário na Rádio leva aos ouvintes notícias sobre experimentos, técnicas de produção, novidades sobre uso da tecnologia e balanços financeiros e de produção das mais diversas culturas. São informações úteis aos homens e mulheres do campo e aos demais empreendedores rurais.

 

 

 
 





Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2021 Norte Agropecuário