Criada em 01/05/2021 às 19h53 | Política brasileira

“Carne de Zebu: Tá na mesa do Brasil’ é lançada na ExpoZebu; Bolsonaro e Tereza Cristina destacam papel do produtor

“Vamos mostrar a origem da carne, desde a chegada do gado Zebu ao Brasil há mais de 100 anos. Vamos mostrar o preparo da carne de Zebu, com pratos tradicionais de todas as regiões do país”, explicou o diretor de criação da Fórmula P, Paulo Fernando Borges de Souza.

Imagem




Clique no ícone acima e confira o programa



Élcio Fonseca, Julia Pereira Campos e Mario Sérgio Santos
DE UBERABA (MG)

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) lançou neste sábado (1º), durante a programação da ExpoZebu 2021, a campanha ‘Carne de Zebu: Tá na mesa do Brasil’, que tem objetivo de valorizar a carne mais consumida pelos brasileiros. A iniciativa, que foi desenvolvida pelo departamento de Marketing da ABCZ, em conjunto com a Agência Fórmula P, reúne, inicialmente, vídeos de 90 e de 15 segundos, que serão divulgados por meio das mais diversas plataformas de comunicação.

“Desenvolvemos uma campanha que vai atingir todas as classes sociais. Primeiramente, vamos mostrar a origem da carne, desde a chegada do gado Zebu ao Brasil há mais de 100 anos, até como os animais são criados em todo o território brasileiro e como a carne é de qualidade. Em um segundo momento, nós vamos mostrar o preparo da carne de Zebu, com pratos tradicionais de todas as regiões do país”, explicou o diretor de criação da Fórmula P, Paulo Fernando Borges de Souza.

“Estamos preparando essa campanha desde o início da nossa gestão, haja vista que a carne de Zebu, de fato, está na mesa do Brasil. É uma campanha desenvolvida a várias mãos para que a gente informe de maneira consciente as vantagens da proteína vermelha, produzida atualmente com sustentabilidade e tecnologia. A ABCZ trabalha para isso há mais de 100 anos e hoje temos uma carne mais macia, saborosa e saudável”, comentou o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior.

VALORIZAÇÃO DO PRODUTOR

Reunindo autoridades federais, estaduais e municipais, a 86ª ExpoZebu foi aberta oficialmente neste sábado (1º), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Em uma cerimonia inédita, seguindo o formato virtual da feira, mais de 15 personalidades políticas e públicas participaram do evento, incluindo o presidente da República, Jair Bolsonaro. O evento reforçou o prestígio da feira, demonstrando a expectativa do setor com as novidades apresentadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

“Perceber o interesse e o empenho de tantas autoridades em participar da nossa feira, nos deixa extremamente satisfeitos e, mais do que isso, confiantes nos projetos e programas que estamos desenvolvendo. A ABCZ não tem medido esforços para que o nosso Zebu continue sendo a maior referência na pecuária mundial. Não temos medido esforços para criarmos oportunidades para que os nossos associados continuem trabalhando mesmo em um período de tantos desafios. Enfim, não paramos! O agro nunca para! E se continuamos sendo a moeda forte desse país, é também pela união de tantas lideranças, como a que vimos hoje nessa cerimônia de abertura”, destaca Rivaldo Machado Borges Júnior.

Além da grande participação de autoridades, destaque para os discursos apresentados, que convergiam em um mesmo tom: a valorização do produtor e da produção rural. “O produtor rural realmente nos orgulha. Estou muito feliz com o trabalho dos senhores e rendo as minhas homenagens. Os senhores são grandes e serão muito maiores. E podem ter certeza que contam com um governo que, acima de tudo, respeita os senhores. (...) Nós aqui preservamos o direito a propriedade privada. Essa garantia é que nos dará a independência econômica e dias melhores ao nosso povo. Quando o momento se fizer oportuno, juntamente com a Tereza Cristina, nós devemos sim rever a Emenda Constitucional 81, que tornou vulnerável a questão da propriedade privada. É uma emenda que ainda não foi regulamentada e com toda certeza não será em nosso governo”, destacou o presidente da República, Jair Bolsonaro.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, também aproveitou o espaço para parabenizar o setor e o trabalho desenvolvido pela ABCZ. “Quero cumprimentar o presidente Rivaldo e toda a diretoria da ABCZ que tanto tem feito pelo nosso país e pela nossa pecuária, de maneira firme, melhorando o nosso rebanho, que é o maior rebanho comercial, com essa genética que vocês sempre primaram”, disse ela.

Além do presidente da República e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, participaram da abertura oficial o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, Sérgio Souza, o deputado Federal, Franco Cartafina, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil, João Martins, o presidente do Instituto Pensar Agro, Nilson Leitão, o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Roberto Simões, o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a secretária de Agricultura de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e o deputado Estadual, Heli Andrade, além dos representantes da Apex-Brasil, Marcio Rodrigues, e da Embrapa, Antônio Ferreira Rosa.

A SOLENIDADE

Além da participação das autoridades políticas, a solenidade de abertura oficial da ExpoZebu 2021 também contou com o tradicional hasteamento das bandeiras, que dessa vez foi feito por atiradores do Tiro de Guerra de Uberaba. Já o hino nacional foi reproduzido pela banda de música da 5ª Região de Polícia Militar.

PRESIDENTE DA CNA

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou do lançamento da 86ª ExpoZebu, no sábado (01). A exposição, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e considerada uma das maiores feiras de pecuária zebuína do mundo, acontece de forma virtual até o dia 9 de maio, com transmissão da ABCZ TV.

A solenidade contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro; da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles; do presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior; do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de parlamentares, representantes dos governos federal e estadual, autoridades municipais e lideranças do setor produtivo.

João Martins destacou o caráter inovador da feira, pela primeira vez realizada em formato totalmente remoto, e o importante trabalho realizado pela ABCZ para a evolução das raças zebuínas no Brasil.

“O que a ABCZ está fazendo é uma verdadeira revolução dentro das exposições. O momento virtual veio para ficar e será difundido o mais rápido possível. É uma forma de mostrar a evolução do gado zebu e o trabalho dos produtores rurais, os grandes heróis que não deixaram, em nenhum momento, o Brasil ser desabastecido”, afirmou.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, reforçou a importância do setor agropecuário para a economia brasileira e disse que trabalho realizado pelos produtores rurais orgulha o país.

“O homem do campo é um forte que não parou na pandemia e continuou na vanguarda da nossa economia. A galhardia, a coragem, a persistência e o patriotismo de vocês contagia a todos nós”, declarou.

Tereza Cristina lembrou que o Brasil tem o maior rebanho comercial do mundo e que o melhoramento genético tem permitido a produção de uma carne de qualidade para os consumidores brasileiros e de muitos países do mundo. Ela elogiou a criação do Projeto Integra Zebu, iniciativa da ABCZ que prevê a recuperação de pastagens degradadas no Triângulo Mineiro e na região do Alto Paranaíba.

“Esse programa vai trazer aquilo que o pecuarista sempre quis, que é integrar a conservação e a produção, porque elas andam em conjunto. O nosso país é a maior potência agro ambiental do mundo e não podemos ter dúvida disso”, disse.

Para o presidente da Faemg, Roberto Simões, o modelo virtual da 86ª ExpoZebu é inovador e possibilitará a participação de um número ainda maior de pessoas.

O presidente da ABCZ, Rivaldo Borges Júnior, lembrou que apesar do novo formato de realização, o objetivo da exposição segue sendo o de destacar a importância do zebu e do melhoramento genético das raças, além de valorizar o “trabalho árduo” realizado pelos pecuaristas de todo o Brasil mesmo com as limitações impostas pela pandemia. (Da Imprensa da ABCZ e CNA)

  
 





Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário