O “Agro & Negócios” é aos domingos, às 7h, na 101 FM, de Presidente Prudente (SP), apresentado pelo jornalista Cristiano Machado. O sinal da emissora chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, além da web.
Agrônomo cobrou políticas públicas para que, de fato, o Estado deixe de ser um local com potencial para, na prática, se tornar potência na produção. Entre os aspectos citados estão necessidade de melhoria na infraestrutura, concessão de incentivos fiscais e redução de carga tributária.
"Desde as matrizes escolhidas e as linhagens desenvolvidas até os núcleos adicionados à alimentação, a água e ao meio ambiente. Sem água de primeira qualidade, você não terá peixe de qualidade", disse Alexandre Vasto, diretor da Fider Pescados, em entrevista ao Agro & Negócios.
Em percentual de crescimento, o Sul só não foi melhor que o Sudeste (152.895 t), que cresceu 8,6%, puxado por SP e MG. A região Norte (144.810 t) tem 17,2% do total, porém fechou o ano passado com redução da produção em 3,3%.
Produção mantém ritmo de crescimento, mas potencial é imenso para avançar muito mais, aponta anuário da PeixeBR. Foram 250t de tilápia e 16.000t de espécies nativas. Criação de tilápia e melhoria no licenciamento ambiental contribuem para o avanço da atividade no Estado.