Criada em 21/09/2021 às 07h00 | Comunicação

Técnicos do Senar são capacitados para levar tecnologia a produtores rurais do Tocantins

O processo envolve desde o diagnóstico individualizado de cada propriedade, passa pela concretização das transformações tecnológicas programadas para serem implementadas e inclui também o controle de receitas e despesas.

Imagem
Em dois anos de aperfeiçoamento, os técnicos e supervisores terão 80 horas aula divididas em quatro módulos de 20 horas. (Foto: Senar)

Uma das principais ações do Sistema FAET/Senar é levar assistência técnica aos produtores rurais do Tocantins e oferecer orientação e apoio para melhorar a gestão da propriedade e obter lucratividade na atividade desenvolvida no campo. O processo envolve desde o diagnóstico individualizado de cada propriedade, passa pela concretização das transformações tecnológicas programadas para serem implementadas e inclui também o controle de receitas e despesas.

Para que os técnicos e supervisores de campo estejam afiados foi firmada uma parceria entre Senar e Embrapa que permite que eles tenham uma qualificação continuada para levar mais tecnologia ao campo. Depois dos profissionais que atuam na bovinocultura de leite, agora foram os profissionais da bovinocultura de corte que concluíram a primeira etapa do treinamento. Em dois anos de aperfeiçoamento, os técnicos e supervisores terão 80 horas aula divididas em quatro módulos de 20 horas. Este mês, foi concluído o primeiro módulo com uma atividade prática no campo experimental da Embrapa, na Agrotins, em Palmas.

Segundo o diretor da ATeG, André Abreu, o objetivo dessa parceria é que as tecnologias cheguem aos produtores rurais do Estado e produzam resultados positivos. “Aqui na aula prática eles aprenderam toda a parte de manejo de pastagens, fertilidade do solo, ajuste de lotação. Pontos que são fundamentais para serem aplicados na propriedade que eles irão atender”, afirmou. O diretor destacou ainda que não importa se os profissionais já são experientes ou estão entrando agora no sistema, todos passam pela mesma capacitação, de modo que os conceitos aplicados estejam alinhados.

O responsável pela capacitação, o instrutor da Embrapa, Pedro Henrique Azevedo, destacou a importância dessa parceria. “Queremos levar para o produtor rural as tecnologias para intensificar sua produção, mas isso só é possível por meio dos profissionais da ATeG do Senar. A Embrapa tem a função de desenvolver, validar as tecnologias e transferir para esse público que faz o atendimento aos produtores, por isso eles precisam estar capacitados”, pontuou.

EQUIPE AFIADA

Sânida Vieira, supervisora do Senar, acredita que nesta capacitação eles tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento para elevar a produtividade e rentabilidade das propriedades. A profissional destacou que “o Senar leva assistência técnica para o produtor, mas também prepara regularmente os técnicos para que eles cheguem no campo atualizados, com o conhecimento e segurança para trabalhar nas propriedades”.

Já o engenheiro agrônomo Thiago Silva, que iniciou atividade como técnico de campo recentemente, apesar de ser novato na Assistência Técnica e Gerencial, reconhece o valor da capacitação continuada. Para ele, estar preparado para atuar no campo depende da atualização regular, sobretudo com o que há de mais moderno no mercado e que a Embrapa apresenta em primeira mão. Com o treinamento e as aulas práticas temos condições de fazer as entregas que o produtor almeja”, concluiu. (Do Senar)



 
Clique no ícone acima e assista a primeira parte da
reportagem sobre o Sítio Estiva, em Palmas (TO)

Clique no ícone acima e confira a segunda parte da reportagem
especial sobre o trabalho de Anízio Moura Filho e dona Maria Santa 



 

 




Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

SAIBA MAIS: 

NESTE LINK VOCÊ CONFERE O VÍDEO COM A ENTREVISTA E O PROGRAMA DE HOJE

Exportações de carne para a China são suspensas após Ministério da Agricultura confirmar casos de vaca louca em Mato Grosso e Minas

CONFIRA NESTE LINK AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA RELAÇÃO COMERCIAL COM A CHINA 



CONFIRA TAMBÉM 

Vantagens da pecuária intensiva têm atraído cada vez mais investidores na região oeste do Estado de São Paulo



CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA A COLUNA DESTA QUARTA-FEIRA EM O IMPARCIAL 

CONFIRA AS OUTRAS EDIÇÕES DO OESTE AGROPECUÁRIO 

CONFIRA TAMBÉM 

Empreendedorismo rural: Matemático e professora deixam profissões, passam a se dedicar ao campo e, em meio à pandemia, hoje administram sítio

Em meio à pandemia, conceitos básicos do empreendedorismo guiam casal Anízio e dona Maria Santa

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA OUTRAS REPORTAGENS SOBRE O TEMA 

Balde Cheio em Rede tem ajudado a mudar hábitos em propriedades que se dedicam à pecuária leiteira no Tocantins e Pará


Clique no ícone acima e confira o programa de hoje


Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

 
Clique no ícone acima e confira a entrevista


Clique no ícone acima e confira a reportagem


Clique no ícone acima e ouça a entrevista


Clique no ícone acima e confira o programa


Clique no ícone acima e ouça a entrevista

Sicredi Rio Paraná PR/SP disponibiliza R$ 150 milhões para produtores rurais da região no Plano Safra

Com “Drive Rural”, Sicredi Rio Paraná PR/SP leva informações do Plano Safra a produtores

Assessor da Sicredi Rio Paraná PR/SP detalha seguro agrícola e dá orientações a produtores rurais

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE SICREDI 


Clique no ícone acima e assista a entrevista

“Modelo cooperativo é diferencial para concessão de crédito a produtores rurais com menos burocracia”, afirma executivo

Agricultores devem encontrar nos bancos agilidade e eficiência na liberação de crédito para fomentar a produção no campo

Nova opção para atendimento dos cooperados: Sicredi inaugura agência em Araguaína, no norte do Tocantins.

“Somos parceiros do agricultor; Temos como objetivo de fazer com que ele cresça”, afirma presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP.


Clique no ícone acima e assista a entrevista


 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio 

 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário