Criada em 02/07/2022 às 20h44 | Pecuária

Referência em tecnologia e genética bovina, Fazenda Brilhante alia produção e sustentabilidade

Localizada em Gurupi, a propriedade encerrou o projeto “Rota da Pecuária”, que tem como objetivo apresentar as tecnologias as propriedades produtoras de gado de corte tocantinenses. Foram cinco dias de visitas de norte a sul do Tocantins.

Imagem
O agropecuarista e empresário Oswaldo Stival, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o secretário Jaime Café, e o presidente da Adapec, Paulo Lima, no encerramento do projeto (fotos: Prefeitura de Gurupi\Divulgação)

A Fazenda Brilhante, localizada na BR-153, cerca de 10 quilômetros de Gurupi, foi o local escolhido para  encerrar,na tarde desta sexta, 1° de julho,  primeira edição da Rota da Pecuária, projeto que tem como objetivo apresentar as tecnologias das propriedades produtoras de gado de corte tocantinenses e mostrar, na prática, as diferentes tecnologias adotadas, os cenários e as novas perspectivas para o setor.

A propriedade conta hoje com cerca de 1.700 animais. A produção é voltada para recria de machos, na seleção genética de bovinos da raça Nelore P.O(Puro de Origem), com o programa de melhoramento genético e implantação da tecnologia em FIV (fertilização in Vitro). A fazenda que é de propriedade da família Stival, é comandada pelo João Victor Stival.

Pesquisas

Além disso, a fazenda Brilhante também realiza pesquisas científicas, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sobre pastagens e grãos. Os trabalhos desenvolvidos na propriedade visam o melhoramento genético da raça Nelore e também uma  melhor fertilização do solo.

O proprietário da Fazenda Brilhante, João Victor Stival, disse que a criação do gado na fazenda é no sistema rotacionado (intensiva e adubada) para recria de machos. “Enquanto a média estadual é de 0,7 animais por hectare, nós conseguimos criar 7 animais por hectare, portando mais animais, produzindo mais arroba e, consequentemente tornar mais a fazenda mais produtiva e sustentável “, destacou.

Fazenda

Segundo o Secretário da Seagro, Jaime Café, durante a expedição, nossa equipe conseguiu mostrar a pecuária real, seus desafios e exemplos de sucesso, alcançando ótimo retorno do público e dos pecuaristas nesta primeira edição. "Percebemos que é uma verdadeira fábrica a céu aberto, onde se atrela a tecnologia, genética e produção. De onde saí grande parte da exportação da carne tocantinense, sendo um exemplo para o Tocantins e o Brasil, agregando lucro, produção e tecnologia”, enfatizou.

De acordo com o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo, disse que durante a semana, percorrendo 2.500 quilômetros visitaram 7 propriedades rurais. “Pudemos ver as diversas  tecnologias do gado cria e recria e engorda, o que gera riqueza, onde sai toda carne para exportação do Estado. Conseguimos muitas informações e números importantes para que possamos estabelecer políticas públicas e auxiliar o produtor, ainda mais”,  enfatizou.

Rota da pecuária

Realizado por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceria com pecuaristas, instituições e empresas ligadas ao setor agropecuário, a Rota da Pecuária percorreu mais de 2.500 mil quilômetros, visitando sete propriedades entre pequenas, médias e grandes propriedades. Nas visitas puderam conhecer suas condições das pastagens, produção de grãos e silagem para alimentação do gado, genética e  produtividade animal, preocupação com sustentabilidade e uso da tecnologia.

Participantes

No encerramento, participaram também secretários de agricultura de municípios vizinhos, agropecuaristas da região, estudantes, entre outros.
Propriedades rurais que foram visitadas pela Rota da Pecuária:a Fazenda Nova em  Pedro Afonso - URT do projeto ABC Corte-  Recria e Terminação de fêmeas em pasto rotacionado irrigado; Fazenda Araguaiana, em Araguatins - URT projeto ABC Corte - Recria e Terminação de machos - ILP; Fazenda Aviação, em Araguanã - Recria e Engorda de Macho - semi confinamento; Fazenda São Geraldo - Agrogem - Ciclo completo; Boa Fortuna - ciclo completo; Fazenda Cedro - Biotecnologia reprodutiva; e Fazenda Brilhante - Recria Macho. (Com informações da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário