Criada em 05/01/2022 às 13h53 | Agricultura

Agro & Negócios, na Rádio 101 FM: Pesquisador do IEA detalha números da produção agrícola da região de Presidente Prudente

De acordo com o pesquisador, foi registrada a quebra da safra do milho safrinha. Em Presidente Prudente, nos 60 mil hectares cultivados houve a queda de produção em torno de 50%. A produtividade saiu de 78 sacas de 60 quilos em 2020 para uma queda para 36 sacas por hectares em 2021.

Imagem


Clique no ícone acima e confira a entrevista

Em entrevista ao “Agro & Negócios”, na Rádio 101 FM de Presidente Prudente (SP), o pesquisador científico Danton Leonel de Camargo Bini. do Instituto de Economia Agrícola (IEA), detalhou números da produção agrícola da região. O tema foi o estudo sobre Previsões e Estimativas das Safras Agrícolas do Estado de São Paulo, Intenção de Plantio do Ano Agrícola 2021/22 e Levantamento Final Ano Agrícola 2020/21. Os dados mais recentes se referem a setembro de 2021.

A análise abordada na entrevista tem como base dados dos Escritórios de Desenvolvimento Regional (EDR) de Prudente, Presidente Venceslau e Dracena. Os números contemplam produtos de origem vegetal como cana, soja, milho, laranja, café e amendoim. Informações sobre a pecuária estarão disponíveis em breve. Trata-se de uma síntese do levantamento.

De acordo com o pesquisador, foi registrada a quebra da safra do milho safrinha. Em Presidente Prudente, nos 60 mil hectares cultivados houve a queda de produção em torno de 50%. A produtividade saiu de 78 sacas de 60 quilos em 2020 para uma queda para 36 sacas por hectares em 2021. 

A cana-de-açúcar, principal produto do campo paulista, mesmo com a seca do início da safra, registrou queda de 3,87% (produtividade média acima de 70 toneladas por hectares). Amendoim e soja tiveram expansão de área e produção em torno de 25% na regional de Prudente. O café perdeu espaço e teve queda na produção com seca e geada. Já a laranja, com mais de 40 mil novos pés registrados, tem previsão duplicada.




Clique nos ícones acima e confira os conteúdos 

NA 101 FM

O “Agro & Negócios” é sempre aos domingos, das 7h às 8h, na 101 FM, de Presidente Prudente (SP), apresentado pelo jornalista prudentino Cristiano Machado. O sinal da emissora, via 101 FM, chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, sem contar a audiência enorme na internet, por meio das redes sociais, para o Brasil e o mundo.

A atração apresenta reportagens especiais baseadas em números e dados técnicos que comprovam os benefícios do setor do campo, tanto econômicos e sociais, como produção de alimentos, geração de renda e emprego.

O “Agro & Negócios” abre espaço ainda para dar destaque a tecnologias empregadas no campo, experimentos e estudos realizados para informar e conscientizar a todos sobre a necessidade de melhorar cada vez mais a produção, com eficiência e primando pela qualidade e sustentabilidade.

NA HITS FM 

Com quase quatro anos no ar, o Norte Agropecuário no Rádio passa de semanal para diário, em nova fase de atuação, ampliando ainda mais o noticiário do campo no Tocantins. A atração, que apresenta as informações mais importantes do campo do Tocantins, Matopiba e do Brasil, estreou segunda-feira, dia 4 de outubro, na Hits 93,5 FM, em Palmas (TO).

Apresentado pelos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado, o novo programa será de segunda à sexta-feira, com duas edições diárias. Pela manhã, a partir das 7h55. E, à noite, às 18h55. 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2022 Norte Agropecuário