Criada em 27/08/2021 às 11h50 | Pesquisa

Instituto de Zootecnia desenvolve nova metodologia para análise da babesiose bovina

Segundo o geneticista do IZ Rodrigo Giglioti, o estudo visou desenvolver um método de PCR em tempo real, seguido de análise HRM (High Resolution Melting) para a detecção simultânea de B. bovis e B. bigemina, permitindo uma análise semi-quantitativa dos níveis de Babesia spp.

Imagem
Este trabalho foi publicado na revista Ticks and Tick-borne Diseases, com a supervisão principal do geneticista Giglioti. O estudo está vinculado ao auxílio regular Fapesp. (Foto: Divulgação)

A babesiose bovina é uma doença parasitária transmitida por carrapatos e considerada uma das mais importantes economicamente em todo o mundo, constituindo um dos principais fatores limitantes para o melhoramento da produtividade da bovinocultura, principalmente em áreas tropicais e subtropicais. O dano mais significativo é atribuído ao protozoário Babesia bovis, devido à sua maior patogenicidade. Diante dessa relevância no meio da pecuária, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolveu nova metodologia para a determinação da prevalência da babesiose bovina nos rebanhos.

Segundo o geneticista do IZ Rodrigo Giglioti, o estudo visou desenvolver um método de PCR em tempo real, seguido de análise HRM (High Resolution Melting) para a detecção simultânea de B. bovis e B. bigemina, permitindo uma análise semi-quantitativa dos níveis de Babesia spp. por meio de uma reação em único tubo.

A análise de HRM permitiu diferenciar B. bovis e B. bigemina e detectar diferenças percentuais classificadas de acordo com o número de cópias DNA de cada Babesia spp. A semi-quantificação mostrou sensibilidade para detectar e diferenciar 10% para cada espécie de Babesia. Os resultados sugerem o uso desse método para estimar a prevalência de infecções por B. bovis ou B. bigemina. “É uma alternativa aos métodos de quantificação absoluta por PCR em tempo real, uma vez que não requer estimativas precisas do número de cópias de DNA (nível de infecção) baseados na construção de curvas de calibração”, destaca Giglioti. Ele explica que a detecção simultânea das duas espécies de Babesia pode ser utilizada para caracterizar os níveis de infecção em populações de bovinos de diferentes regiões geográficas, permitindo um melhor controle dessas doenças.

Este trabalho foi publicado na revista Ticks and Tick-borne Diseases, com a supervisão principal do geneticista Giglioti. O estudo está vinculado ao auxílio regular Fapesp.

Laboratório de Genética

O produtor que tiver interesse pode fazer a análise no Laboratório de Referência em Biotecnologia da Produção Animal, que presta este tipo de serviço. Para isso, deverá enviar amostras de sangue de alguns animais de seu rebanho em temperatura de geladeira, “contudo o sangue deve ser colhido em tubo, contendo anticoagulante”. Segundo Giglioti é possível saber qual é a espécie de Babesia prevalente do rebanho a ser analisado, “pois uma espécie é mais patogênica que outra”. (Da Assessoria de Imprensa IZ)



 
Clique no ícone acima e assista a primeira parte da
reportagem sobre o Sítio Estiva, em Palmas (TO)

Clique no ícone acima e confira a segunda parte da reportagem
especial sobre o trabalho de Anízio Moura Filho e dona Maria Santa 

CONFIRA TAMBÉM 

Empreendedorismo rural: Matemático e professora deixam profissões, passam a se dedicar ao campo e, em meio à pandemia, hoje administram sítio

Em meio à pandemia, conceitos básicos do empreendedorismo guiam casal Anízio e dona Maria Santa

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA OUTRAS REPORTAGENS SOBRE O TEMA 

Balde Cheio em Rede tem ajudado a mudar hábitos em propriedades que se dedicam à pecuária leiteira no Tocantins e Pará


Clique no ícone acima e confira o programa de hoje


Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

 
Clique no ícone acima e confira a entrevista


Clique no ícone acima e confira a reportagem


Clique no ícone acima e ouça a entrevista


Clique no ícone acima e confira o programa


Clique no ícone acima e ouça a entrevista

Sicredi Rio Paraná PR/SP disponibiliza R$ 150 milhões para produtores rurais da região no Plano Safra

Com “Drive Rural”, Sicredi Rio Paraná PR/SP leva informações do Plano Safra a produtores

Assessor da Sicredi Rio Paraná PR/SP detalha seguro agrícola e dá orientações a produtores rurais

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA O QUE FOI PUBLICADO SOBRE SICREDI 


Clique no ícone acima e assista a entrevista

“Modelo cooperativo é diferencial para concessão de crédito a produtores rurais com menos burocracia”, afirma executivo

Agricultores devem encontrar nos bancos agilidade e eficiência na liberação de crédito para fomentar a produção no campo

Nova opção para atendimento dos cooperados: Sicredi inaugura agência em Araguaína, no norte do Tocantins.

“Somos parceiros do agricultor; Temos como objetivo de fazer com que ele cresça”, afirma presidente da Sicredi Rio Paraná PR/SP.


Clique no ícone acima e assista a entrevista


 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio 

 
Clique no ícone acima e confira o programa de rádio

 

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário