Criada em 04/08/2022 às 10h25 | Agronegócio

Campo transformou o Tocantins, diz presidente da Aprosoja-TO, que destaca desenvolvimento e divisão de renda no Estado

Para o produtor, que atua há mais de 25 anos no território tocantinense, o próximo passo é a industrialização, que trará ainda mais renda e melhorará a economia do Estado. “Onde entrou lavoura, a pecuária ficou melhor e o IDH também", citou.

Imagem
“Onde entrou lavoura, a pecuária ficou melhor e o IDH também. A agricultura distribui renda para todos os setores”, citou Dari Fronza, presidente da Aprosoja-TO. (Foto: Divulgação)

Produtor rural com mais de 25 anos de atuação no Estado, Dari Fronza, presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO), diz que os números comprovam a “transformação do Estado graças ao campo”. “Ficamos muito felizes com esses números. Onde entrou lavoura, a pecuária ficou melhor e o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] também. A agricultura distribui renda para todos os setores, do campo e da cidade”, citou.

Em entrevista ao Norte Agropecuário no Rádio, ele analisou os dados da matéria especial e exclusiva do portal e programa sobre os números do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP).

Fronza ressaltou os benefícios e destacou que, em que pese a Lei Kandir não permita taxação de exportações, as mulheres e homens do campo pagam imposto de muitas outras formas em produtos vendidos ao exterior que trazem renda para o Estado. “Os agricultores pagam impostos de insumos, fretes, serviços, de mão-de-obra, entre outros. E esses valores retornam ao Estado, circulam no comércio, na cidade e não só no campo”.

Sobre a produção de milho, especificamente, Dari Fronza fez uma estimativa ainda mais animadora: “Hoje estamos chegando a 600 mil hectares de milho safrinha [plantados no Estado]. E as perspectivas dão conta que vamos duplicar e ultrapassar a marca de 1 milhão de hectares. E o próximo passo é a agroindustrialização.” Em menos de dez anos, VBP do milho no Tocantins, hoje estimado em mais de R$ 1,5 bilhão, registra aumento de 355%.

CONFIRA TAMBÉM 

Em menos de dez anos, VBP do milho no Tocantins, estimado em mais de R$ 1,5 bilhão, registra aumento de 355%; já a soja cresceu 182%.

Campo transformou o Tocantins, diz presidente da Aprosoja-TO, que destaca desenvolvimento e divisão de renda no Estado.

Sindicarnes-TO destaca trabalho do produtor, qualidade do rebanho e investimentos da indústria frigorífica.

Presidente do SRA fala da satisfação com os resultados, destaca papel dos produtores no crescimento da economia do Tocantins.

Ouça: Sindicarnes destaca ações do produtor e investimento da indústria.

Presidente do SRA destaca papel dos produtores rurais do Tocantins; ouça!

Ouça: A transformação do Tocantins graças aos produtores, destaca Dari Fronza.


Clique no ícone acima e confira a entrevista.


Clique no ícone acima e confira a entrevista

VEJA TAMBÉM 


Clique no ícone acima e confira como foi o evento.

  
Clique no ícone acima e confira a entrevista.


Clique no ícone acima e confira a entrevista.




Apresentado pelos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado, o Norte Agropecuário no Rádio amplia atuação em Palmas (TO) e em nova casa: Rádio Conexão 98,1 FM. O sinal da emissora chega a 40 cidades, onde vivem 600 mil pessoas.

O Norte Agropecuário no Rádio, a partir deste sábado, é veiculado das 8h às 9h. O programa mantém ainda as inserções diárias durante a programação normal, inclusive nos finais de semana, com dicas, sugestões e informações úteis aos homens e mulheres do campo. Seu conteúdo também estará na internet, à disposição de produtores, técnicos, pesquisadores e instituições que atuam no campo.

NA 101 FM

O “Agro & Negócios” é sempre aos domingos, das 7h às 8h, na 101 FM, de Presidente Prudente (SP), apresentado pelo jornalista prudentino Cristiano Machado. O sinal da emissora, via 101 FM, chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, sem contar a audiência enorme na internet, por meio das redes sociais, para o Brasil e o mundo.

A atração apresenta reportagens especiais baseadas em números e dados técnicos que comprovam os benefícios do setor do campo, tanto econômicos e sociais, como produção de alimentos, geração de renda e emprego.

O “Agro & Negócios” abre espaço ainda para dar destaque a tecnologias empregadas no campo, experimentos e estudos realizados para informar e conscientizar a todos sobre a necessidade de melhorar cada vez mais a produção, com eficiência e primando pela qualidade e sustentabilidade.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário