Criada em 14/11/2021 às 19h17 | Mercado

ADI 4.395: Na expectativa de julgamento no STF, inconstitucionalidade do Funrural vai beneficiar todo agronegócio, afirma advogado

"A expectativa do voto de desempate do ministro Dias Toffoli é muito boa. A decisão vai impactar positivamente para todo o agronegócio. Com um resultado positivo, vai se retirar um passivo muito grande em relação aos adquirentes dos frigoríficos", afirma Fabriccio Petreli Tarosso.

Imagem
Na expectativa pela decisão positiva de Dias Toffoli, ação da Abrafrigo impactará positivamente todo agronegócio, afirma advogado Fabriccio Petreli Tarosso (foto: Divulgação/Abrafrigo)


Clique no ícone acima e confira a entrevista


Em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), com expectativa apenas de voto de desempate do ministro Dias Toffoli, uma decisão positiva na ADI 4.395, que pede a inconstitucionalidade do Funrural, trará impactos positivos para todo o agronegócio brasileiro. A informação é do advogado Fabriccio Petreli Tarosso, da Tarosso Advogados, em entrevista ao Norte Agropecuário no Rádio, na Hits FM 93,5 de Palmas (TO), e no Agro & Negócios, da 101 FM de Presidente Prudente (SP).

Seu escritório patrocina a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), quem tem como autora a Abrafrigo (Associação Brasileira de Frigoríficos). "A expectativa do voto de desempate do ministro Dias Toffoli é muito boa. A decisão vai impactar positivamente para todo o agronegócio. Com um resultado positivo, vai se retirar um passivo muito grande em relação aos adquirentes dos frigoríficos", disse o advogado, na entrevista.

A ação pede inconstitucionalidade do Funrural do empregador rural pessoa física (artigo 25, incisos I e II) e da sub-rogação, que é o dever do adquirente/frigorífico reter e recolher tal tributo (artigo 30, inciso IV), ambos da Lei 8.212/91, com redação atualizada até a Lei 11.718/2008.

Para o advogado, há condições para o STF selar, em definitivo, pela inconstitucionalidade deste tributo. “Caso o STF declare nesta ADI da Abrafrigo a inconstitucionalidade da sub-rogação, estará mantendo hígida e irretocável sua jurisprudência, já que, em duas vezes, assim se manifestou, não havendo, inclusive, razões para eventual modulação de efeitos”.

O julgamento estava marcado para 6 de outubro, mas a ação foi retirada da pauta. Caso o julgamento pelo STF seja favorável, produtores e frigoríficos estarão livres do passivo tributário do Funrural que a Fazenda Nacional lhes exige. (Com informações da Abrafrigo)


Clique no ícone acima e confira o programa 

CONFIRA TAMBÉM 

Na expectativa de julgamento no STF, inconstitucionalidade do Funrural vai beneficiar todo agronegócio, afirma advogado

Ação, que estava na pauta em outubro, pode anular dívida do Funrural de produtores e de empresas

Norte Agropecuário amplia atuação no rádio com programa diário na capital Palmas

Clique neste link e confira outras edições dos programas de rádio 

NA HITS FM 

Com quase quatro anos no ar, o Norte Agropecuário no Rádio passa de semanal para diário, em nova fase de atuação, ampliando ainda mais o noticiário do campo no Tocantins. A atração, que apresenta as informações mais importantes do campo do Tocantins, Matopiba e do Brasil, estreou segunda-feira, dia 4 de outubro, na Hits 93,5 FM, em Palmas (TO).

Apresentado pelos jornalistas Cristiano Machado e Daniel Machado, o novo programa será de segunda à sexta-feira, com duas edições diárias. Pela manhã, a partir das 7h55. E, à noite, às 18h55. 

NA 101 FM

O “Agro & Negócios” é sempre aos domingos, das 7h às 8h, na 101 FM, de Presidente Prudente (SP), apresentado pelo jornalista prudentino Cristiano Machado. O sinal da emissora, via 101 FM, chega a 82 cidades do oeste de São Paulo, norte do Paraná e sul do Mato Grosso do Sul, onde vivem 1,5 milhão de pessoas, sem contar a audiência enorme na internet, por meio das redes sociais, para o Brasil e o mundo.

A atração apresenta reportagens especiais baseadas em números e dados técnicos que comprovam os benefícios do setor do campo, tanto econômicos e sociais, como produção de alimentos, geração de renda e emprego.

O “Agro & Negócios” abre espaço ainda para dar destaque a tecnologias empregadas no campo, experimentos e estudos realizados para informar e conscientizar a todos sobre a necessidade de melhorar cada vez mais a produção, com eficiência e primando pela qualidade e sustentabilidade.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário