Criada em 07/07/2017 às 12h12 | Pecuária

Projeto de lei que reduzirá alíquota do ICMS para venda de gado está na Casa Civil e será encaminhado à Assembleia Legislativa

A redução será de 7% para 4%, conforme noticiou o Norte Agropecuário nessa quinta-feira, 6. A decisão do governo do Estado atende a reivindicação de pecuaristas da região norte do Tocantins, mais precisamente em Araguaína, que deram início ao movimento “Levanta a Cabeça”.

Imagem

O projeto de lei que propõe a redução da alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para venda de gado do Tocantins está na Casa Civil do governo do Estado. Técnicos da pasta preparam o documento, que será encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação.

VEJA TAMBÉM: Governador atende pecuaristas e vai reduzir ICMS do gado

A redução será de 7% para 4%, conforme noticiou o Norte Agropecuário nessa quinta-feira, 6. A decisão do governo do Estado atende a reivindicação de pecuaristas da região norte do Tocantins, mais precisamente em Araguaína, que deram início ao movimento “Levanta a Cabeça”, que pregava, entre outras coisas, contenção de gado no pasto.

Entretanto, uma das principais reivindicações da classe era a redução do percentual cobrado pela compra, por frigoríficos e produtores de outros Estados, de gado vivo tocantinense. Os pecuaristas queriam que a redução fosse de 7% para 3%. Porém, o governo estabeleceu índice de 4%.

Ainda conforme o Norte Agropecuário informou, a decisão de reduzir a alíquota foi do próprio governador Marcelo Miranda, após queixas dos criadores de gado.

Durante reunião realizada pelos produtores na noite de quarta-feira, 5, em Araguaína, o secretário da Fazenda do Estado, Paulo Antenor, comunicou por telefone o fato aos representantes do sindicato.

A medida agradou pecuaristas. Porém, a receptividade à decisão do governo entre representantes e proprietários de frigoríficos não foi a mesma. O Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados do Estado do Tocantins (Sindicarnes) deve divulgar nota a respeito do tema assim que o conteúdo do projeto for público. Em entrevista ao Norte Agropecuário, o presidente do Sindicarnes, Oswaldo Stival Júnior, afirmou que a entidade gostaria de participar das discussões.

LEIA TAMBÉM

Pecuaristas discutem nesta quarta plano de ação e mobilização sobre reivindicações 

Criadores de gado seguram boi no pasto e querem redução de alíquota do ICMS

Governo do Estado afirma que redução do ICMS requer estudo de impactos

Após queda no preço do boi, pecuaristas discutem crise do setor no Tocantins

Sindicarnes diz estar atento a decisões e quer discutir crise da pecuária

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário