Criada em 06/05/2017 às 17h34 | Gado

Com expectativa de imunizar 8,6 milhões de animais, campanha contra febre aftosa será lançada neste sábado

Governador Marcelo Miranda participará da cerimônia, na Fazenda Gameleira, no município de Paranã, região sul do Estado. Atualmente o Estado está em 11º lugar no ranking nacional em números de animais, com um rebanho de mais de 8,7 milhões.

Imagem
O Tocantins chega a duas décadas celebrando o status livre da aftosa com vacinação (foto: Agência Brasil/Divulgação)

Jarbas Coutinho
DE PALMAS

A Fazenda Gameleira, no município de Paranã, região sul do Estado, será o palco, neste sábado, 6,  para o lançamento oficial da primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de 2017 no Tocantins. O evento, que será aberto pelo governador Marcelo Miranda, terá início às 10 horas com as presenças do presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo; do secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Clemente Barros; além de outras autoridades e produtores rurais da região.

A expectativa da Adapec é imunizar mais de 8,6 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos), distribuídos em mais de 56,5 mil propriedades rurais, até o dia 31 de maio, final da campanha. Em 2016, na 1ª etapa da campanha, foram vacinados 8.509.886 bovinos e 6.716 bubalinos, com a média de índice vacinal de 99,45%.

COMPROVAÇÃO DA VACINA

Para evitar qualquer punição, a comprovação de vacinação deve ser feita nas unidades da Adapec, presentes nos 139 municípios do Estado, até 10 dias após a compra da vacina. Caso contrário, o produtor poderá ser multado em R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de ter a ficha cadastral bloqueada e ficar impedido de movimentar o rebanho.

LIVRE DE AFTOSA

O Tocantins chega a duas décadas celebrando o status livre da aftosa com vacinação. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária, neste período o Tocantins sempre manteve um índice vacinal acima de 90% dos animais, conforme determinado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Atualmente o Estado está em 11º lugar no ranking nacional em números de animais, com um rebanho de mais de 8,7 milhões. (Da Secom)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário