Criada em 14/06/2017 às 04h24 | Agricultura

Extensão rural: Mais de 19 mil famílias de agricultores são atendidas por 702 profissionais do Ruraltins

Foi firmado um acordo entre o Ruraltins e a Unitins, para que os alunos do curso de Tecnologia da Informação, matriculados na instituição de ensino, possam realizar projeto de extensão universitária na forma de apoio técnico no desenvolvimento e no suporte de plataformas tecnológicas.

Imagem
Em solenidade, governador Marcelo Miranda entrega chaves de veículo a servidora do Ruraltins (foto: Lúcia Brito/Governo do Estado)

Alaídes Cardoso
DE PALMAS

Com o objetivo de promover o desenvolvimento da agricultura familiar, proporcionando, aos produtores, acesso às políticas públicas e às tecnologias de produção, o Governo do Estado vem trabalhando no intuito de fortalecer a assistência técnica e extensão rural. Com base nisso, nesta terça-feira, 13, foram entregues, ao Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), equipamentos de informática e veículos, favorecendo assim as unidades do órgão no interior do Estado.

Durante a solenidade, o governador Marcelo Miranda destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos extensionistas rurais, no sentido de impulsionar o agronegócio no Estado. “Sei que esses investimentos vão ajudar no trabalho dos extensionistas. Atualmente, são mais de 19 mil famílias em unidades de produção familiar atendidas por 702 profissionais do Ruraltins. Os extensionistas têm o aplauso do Governo, por isso que, aperfeiçoar as condições de trabalho para esses servidores é fundamental, e se melhorarmos essas condições, o agricultor familiar do interior irá receber as mesmas informações técnicas que recebe os produtores da Capital”, disse.

No evento, foram entregues um micro-ônibus com capacidade para 28 lugares, duas caminhonetes L 200/Triton, 15 carros modelo Gol, além de equipamentos de informática, sendo 150 computadores, 160 monitor de Led, 159 Nobreak, 20 estabilizadores e 15 Ultrabook. 

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias, ressaltou que a extensão rural tem um compromisso muito grande com o crescimento econômico do Estado, e esses investimentos são fundamentais para a melhoria das atividades em prol dos agricultores familiares.

“Hoje, é mais um momento em que temos a sensação de dever cumprido, e isso vai em direção ao que foi dito no primeiro dia dessa gestão, proporcionar sempre, na medida das nossas possibilidades, as melhores condições de trabalho possível para os técnicos. Não medimos esforços para buscar recursos, por isso temos evoluído bastante. Em 2015, nosso orçamento era de R$ 48 milhões, e a nossa dependência em relação ao Estado era de 89%. No ano seguinte, caiu para 76% e, hoje, com o orçamento total de R$ 60 milhões, conseguimos diminuir essa dependência de recursos do tesouro estadual para 72%. Ou seja, a cada ano, nos tornamos mais eficientes na busca de investimentos, para que possamos suprir as nossas deficiências”, avaliou o gestor, acrescentando ainda que já está em processo de licitação a aquisição de mais 50 veículos, além de mobiliários e outros equipamentos.

Na cerimônia, a supervisora regional do Ruraltins em Taguatinga, Geikla Godinho, agradeceu pelos itens recebidos, em nome dos extensionistas rurais, ressaltando a importância do momento. “Reconhecemos e valorizamos todos os esforços no sentido de estruturar uma assistência técnica de qualidade. Agradecemos pelos investimentos recebidos, pois vão contribuir de forma especial e significava para potencializar o trabalho do Ruraltins. Se já fazíamos a diferença com o que temos, imagina agora com esse reconhecimento e apoio da sociedade e do poder Executivo”, disse.

Os veículos e os equipamentos adquiridos são resultado de convênios entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Ruraltins e Instituto Natureza do Tocnatins (Naturatins), e a Agência Alemã de Cooperação Financeira (KFW), para execução das ações do Projeto Cerrado-Jalapão, além de investimentos do tesouro estadual, via emendas parlamentares e recursos próprios.

Na oportunidade, a secretária de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luzimeire Carreira, frisou o resultado da parceria entre os órgãos estaduais para o desenvolvimento de projetos e ações sustentáveis que beneficiam o meio ambiente e o homem do campo, citando como exemplo o Projeto Cerrado-Jalapão, fruto de uma cooperação entre Brasil e Alemanha, que tem como objetivo aprimorar o Manejo Integrado do Fogo (MIF) no Cerrado, contribuindo para a conservação da biodiversidade, e que por meio desse convênio foram adquiridos os veículos.

“A Semarh e o Naturatins têm a missão de trabalhar a política ambiental pautados no comando e no controle. Dentro dessa importante missão, um bom exemplo tem sido o projeto Cerrado-Jalapão, que deixa um legado importante, o aproveitamento do saber dos produtores, o saber das comunidades tradicionais inseridas no processo de controle das queimadas e do desmatamento em nosso Estado”, disse a secretária.

TERMO DE COOPERAÇÃO

Durante o evento, foi firmado um Termo de Cooperação Técnica entre o Ruraltins e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), para que os alunos do curso de Tecnologia da Informação, matriculados na instituição de ensino, possam realizar projeto de extensão universitária na forma de apoio técnico no desenvolvimento e no suporte de plataformas tecnológicas.

Para a reitora da Unitins, em exercício, Suely Quixabeira, o termo vai contribuir com a formação acadêmica dos alunos. “Por meio dessa parceria, o Ruraltins vai dar oportunidade para nossos acadêmicos estarem em contato direto com a prática, por meio dos técnicos do órgão e produtores rurais. Acredito que irá aprimorar ainda mais a formação acadêmica, como também irá contribuir de forma positiva para a inserção desses alunos no mercado de trabalho”, afirmou. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário