Criada em 26/04/2017 às 16h11 | Agricultura

Agrotins 2017: com foco na sustentabilidade, Ruraltins propõe modelo de fazenda sustentável a produtores rurais

A ideia é disponibilizar conhecimentos ao setor produtivo, gerados pela pesquisa agropecuária, visando à transferência de tecnologia aos produtores rurais e à sociedade.

Imagem
Em uma área de aproximadamente 2,3 hectares, o Ruraltins apresentará um modelo de Fazenda Sustentável (foto: Lúcia Brito/Governo do Tocantins)

Alaídes Cardoso
DE PALMAS

Em uma área de aproximadamente 2,3 hectares, denominada de Vitrine da Agricultura Familiar, os técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) apresentarão um modelo de Fazenda Sustentável, durante a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que ocorre de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Para isso, preparam a instalação de diversas unidades demonstrativas com o objetivo de disponibilizar conhecimentos ao setor produtivo, gerados pela pesquisa agropecuária, visando à transferência de tecnologia aos produtores rurais e à sociedade.

Dentre as unidades demonstrativas estão: milho irrigado, abóbora, melancia e fava tutoradas, feijão caupi e comum, Arroz BRS Esmeralda e Cambará, coco consorciado com açaí, eucalipto consorciado com sorgo, horta circular, caprinocultura, piscicultura, dentre outras.

O coordenador da Assistência Técnica e Extensão Rural, Edmilson Rodrigues, afirma que as unidades visam servir de vitrines para que o produtor possa diversificar sua produção. “Queremos mostrar, para o agricultor, as vantagens de ter em sua propriedade, diversos cultivares de produção a curto, médio e longo prazo, para que assim ele tenha uma constante produtividade e um maior rendimento. O que não acontece quando ele investe apenas na monocultura, pois além de ter apenas um produto, acaba contribuindo com a degradação do solo”, disse.

Ainda de acordo com Edmilson Rodrigues, a diversificação de culturas é a melhor opção para a agricultura familiar. “Como exemplo temos o milho e o sorgo forrageiro, que podem ser utilizados na produção de grãos e na silagem; a teca, utilizada na produção de madeira e no bem-estar animal; e o estillosante, leguminosa rica em proteína, que executa uma função importante de transformar o nitrogênio encontrado na atmosfera e fixá-lo no solo, ótima opção para ser utilizada na rotação de cultura e no uso da alimentação animal, além de promover o aumento da matéria orgânica”, acrescentou.

EXPOSITORES DA AGROTINS

Além das unidades demonstrativas, a Vitrine da Agricultura Familiar irá contar ainda com diversas palestras e a participação de 40 expositores, representando todas as regiões do Estado, que estarão comercializando artesanatos em babaçu, jatobá, buriti, capim dourado, madeira, fibra de bananeira, biojoias e produtos oriundos da agricultura familiar, como a farinha de mandioca, tempero caseiro, mel, biscoitos de polvilho, rapadura, doces e compotas de frutas, dentre outros.

AGROTINS 2017

Considerada a maior feira de agronegócio da região norte, a Agrotins é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária, do Ruraltins, do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo. Tem como objetivo levar conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária, visando a transferência de tecnologia aos produtores rurais e a sociedade.  Para esta edição, a feira traz como tema Água: Sustentabilidade da Vida. Desafio de Produzir Frente às Mudanças Climáticas. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário