Criada em 26/04/2017 às 15h17 | Agronegócio

Adapec discute padronização das barreiras fixas zoofitossanitárias

A ideia é que ações executadas nas 23 barreiras zoofitossanitárias sejam padronizadas. Na reunião foi apresentado ainda o Plano Nacional para tornar o país, até 2021, livre de febre aftosa sem vacinação.

Imagem
Presidente da Adapec, Humberto Camelo, falou da padronização e dos planos de vacinação para febre aftosa. (Foto Secom Tocantins)

Dinalva Martins
DE PALMAS

Com o objetivo de alinhar e padronizar as ações executadas nas 23 barreiras zoofitossanitárias do estado do Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) promoveu uma reunião com chefes locais, supervisores e delegados regionais de serviços, nessa segunda-feira, 24, em Palmas. Na oportunidade, também foi apresentado o Plano Nacional para tornar o país livre de febre aftosa sem vacinação, até 2021.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, as fiscalizações realizadas nas barreiras têm um papel fundamental na sanidade agropecuária, pois têm a função de proteger o Estado contra entrada de doenças e pragas que podem colocar em risco o patrimônio sanitário animal e vegetal. “O encontro é uma oportunidade de alinharmos todas as ações, para que sejam executadas de forma mais eficiente e eficaz, bem como, apresentarmos o Plano da retirada da vacinação e enfatizarmos a importância da intensificação da vigilância ativa nos postos fixos”, disse.

A diretora de defesa, sanidade e inspeção animal, Regina Barbosa, apresentou uma análise dos relatórios das últimas auditorias, realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e das supervisões feitas pela Agência. “Nosso intuito é evitarmos incoerências no preenchimento de documentos, nas formas de abordagens, e principalmente, nas fiscalizações realizadas nestes postos”, destacou.

A chefe local do município de Alvorada, Daniela Helena Carvalho, considerou a reunião produtiva, pela possibilidade de atualizar as informações, que vão desde legislações até as normas de postura dos servidores. “É uma forma dinâmica de trocarmos informações, atualizarmos os conhecimentos, e assim, melhorarmos nossa forma de atuação”, ressaltou.

Na ocasião, foram ministradas palestras sobre a área administrativa, trânsito animal e vegetal, e mesa-redonda de encerramento. (Da Adapec)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário