Criada em 24/06/2017 às 10h49 | Agricultura

Bons exemplos: Uso de "Uber" de tratores aumenta em até 200% rendimento da lavoura de pequenos agricultores na Nigéria

África conta com menos de 50 tratores a cada cem quilômetros quadrados de terra arável. As propriedades agrícolas na Nigéria, por sua vez, costumam ser pequenas, diminuindo a chance de pequenos produtores terem condições de adquirir ferramentas.

Imagem
Diferencial da iniciativa é sistema de reservas, com o qual os produtores podem pedir, programar e pré-pagar por serviços de trator (Foto: Jehiel Oliver)

Pequenos agricultores de algumas regiões da Nigéria encontravam muitas dificuldades para obterem tratores para ajudar na plantação. Isto porque, devido ao alto custo, muitos deles não tinham condições financeiras de comprar o equipamentos e o governo do país, que é o maior fornecedor, não atendia se quer 4% da demanda. Foi aí que surgiu o projeto de desenvolvimento social Hello Tractor, que facilita o acesso de agricultores às ferramentas corretas para que possam fazer colheitas eficientes.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a África conta com menos de 50 tratores a cada cem quilômetros quadrados de terra arável. As propriedades agrícolas na Nigéria, por sua vez, costumam ser pequenas, diminuindo a chance de pequenos produtores terem condições de adquirir ferramentas.

O Hello Tractor (oi, trator, em tradução livre) funciona no país desde meados de 2014 para solucionar a pobreza e aumentar o rendimento das safras dos pequenos produtores. O projeto foi idealizado pelo americano Jehiel Oliver para promover o consumo colaborativo, montando uma rede de donos de tratores.

Como explica uma matéria da Folha de S. Paulo, os pequenos produtores podem solicitar o equipamento e pagar por serviços relacionados por meio de mensagens de texto e transferências de valores feitas pelo celular.

Para os responsáveis, o diferencial do projeto é "nosso sistema de reservas, com o qual os produtores podem pedir, programar e pré-pagar por serviços de trator, que são solicitados dos donos de Tratores Inteligentes das redondezas. Os pedidos são encaminhados por mensagem de texto e os pagamentos são realizados pelo celular. Uma vez completado o serviço, o pré-pagamento é encaminhado automaticamente ao dono do Trator Inteligente."

Desde que o sistema foi lançado, os produtores viram o rendimento das suas lavouras subir 200%, pois passaram a usar uma máquina 40 vezes mais rápida que o trabalho braçal.

"Desenvolvemos um 'Trator Inteligente' inovador e de baixo custo, projetado especificamente para atender às necessidades dos pequenos produtores", disse Oliver. "O trator inteligente é um trator de duas rodas com antenas de GPS que nos permitem rastrear seu uso e telemática, que colhe e transfere dados em áreas sem internet, como a zona rural", explicou.

Além de oferecer tratores, a Hello Tractor também coordena financiamentos a juros baixos para facilitar a compra de Tratores Inteligentes. "As máquinas são equipadas com vários acessórios. Seus donos podem adaptar seu uso para uma grande gama de plantações e etapas do ciclo produtivo, permitindo que atendam seus clientes ao longo do ano inteiro. Com a antena de GPS é possível monitorar a utilização do Trator Inteligente e colher dados sobre localização, tendências do mercado e consumo", contou o desenvolvedor do projeto. (Da Folha de S.Paulo)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário