Criada em 31/07/2017 às 19h07 | Agronegócio

Senadora Kátia Abreu registra candidatura à reeleição para presidência da Faet e enfrentará oposicionista Nasser Iunes

Apesar de ter anunciado há alguns meses que não seria candidata, a parlamentar decidiu nesta segunda-feira encabeçar a chapa. Chapa de oposição tem como candidato diretor do SRA, Nasser Iunes.

Imagem
Chapas de Kátia Abreu e Nasser Iunes disputam eleição da Faet; votação ocorre no dia 20 de outubro (foto: Reprodução\CT)

A senadora e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), Kátia Abreu (PMDB-TO), registrou a chapa como candidata a reeleição na entidade. Outra chapa registrada tem como candidato o agropecuarista Nasser Iunes, diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Araguaína (SRA). A votação será no dia 20 de outubro. Pelas regras do pleito, os nomes serão avaliados e caso ocorra pedido de impugnação, os nomes podem ser alterados. 

Apesar de ter dito, em entrevista ao Norte Agropecuário, há alguns meses que não seria candidata, a parlamentar decidiu nesta segunda-feira encabeçar a chapa. Kátia Abreu anunciou que tem apoio de 31 dos 40 presidentes de sindicatos que têm direito a voto. Uma foto foi divulgada pela assessoria da ex-ministra da Agricultura numa das reuniões que fez com os dirigentes dos sindicatos. Esta segunda-feira foi intensa de reuniões na residência da senadora, em Palmas. Seu candidato a vice é Paulo Carneiro, atual vice-presidente da Faet, que nesta segunda-feira chegou a falar como candidato.

CHAPA DE OPOSIÇÃO 

A chapa “Casa dos Produtores” foi a primeira a ser registrada para a disputa da eleição da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet). Conforme protocolo da comissão eleitoral da entidade, a chapa que tem o agropecuarista Nasser Iunes como candidato a presidente foi registrada às 16h31. 

“Nossa diretoria é formada por presidentes e vice-presidente de sindicatos rurais, ex-presidentes, diretores e ex-diretores destes com conhecimento e dedicação ao setor produtivo. São tão valorosos quanto os outros atuais presidentes que não figuram na mesma [chapa]”, disse o candidato.

O candidato, após o registro, declarou que o grupo enfrenta o que classifica de “clientelismo dentro da federação”. “Devido a sermos uma chapa de oposição enfrentamos o clientelismo dentro da federação, a opressão junto a alguns presidentes de sindicatos, inclusive alguns simpáticos a nossa proposta. O que inviabiliza a termos mais presidentes na chapa, porem muitos estão com a gente. A votação é secreta e com certeza muitos estão com a gente”, complementou.

Compõem a chapa como vice-presidentes o presidente do Sindicato Rural de Paraíso do Tocantins, José Antônio Rodrigues (primeiro vice-presidente), a conselheira da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebú), Andrea Noleto Stival (segunda vice-presidente).

São, ao todo, 22 integrantes da chapa. O grupo conta ainda com o presidente do Sindicato Rural de Palmas, Antônio Jorge, o líder ruralista de Colinas, Adriano Rabelo, atual prefeito da cidade, e o ex-secretário da Agricultura do Estado, Ruiter Pádua.

ALGUMAS PROPOSTAS 

A reforma estatutária é uma das principais propostas da chapa de oposição. As mudanças previstas são: estabelecer o fim da reeleição e determinar renúncia da direção em caso de algum membro da entidade dispute cargos eletivos. O mandato único a presidentes outra proposta.

Essa última é uma das propostas que chama a atenção. A medida é inspirada na 22ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos. Porém, mais rígida que a norma norte-americana aprovada em 1947, que prega: nenhuma pessoa poderá ser eleita mais de duas vezes para o cargo de presidente. No caso da chapa de Nasser, a ideia, caso seja aprovada, permitirá que cada gestor tenha apenas um mandato.

Capacitação dos dirigentes, realização de cursos e aproximar a entidade dos sindicatos e produtores são outras medidas propostas pelo grupo. Na área de gestão, uma prioridade e estabelecer melhor relação institucional da Faet com os poderes e órgãos públicos.A chapa da situação não divulgou ainda suas propostas. 

CONFIRA A COMPOSIÇÃO DAS CHAPAS:

A CHAPA “CASA DOS PRODUTORES”
Presidente: Nasser Iunes (foto acima)
1º vice-presidente: José Antônio Pires
2º vice-presidente: Andrea Stival
1º secretário: José Ronaldo de Oliveira
2º secretário: Ruiter Luiz Andrade Padua
1º tesoureiro: Raimundo Nonato Pessoa da Silva
2º tesoureiro: Antônio Jorge Godinho
Conselho Fiscal:
Gilmar Gonçalves Ferreira
Marcelo Dominici Ferreira
Wanderson Wilnam Barbosa
Renato Bassani Coelho
Baltazar Rodrigues

CHAPA 2
Presidente: Kátia Abreu (foto acima)
1º vice-presidente: Paulo Carneiro
2º vice-presidente: Saddim Bucar Figueira
1º secretário: Eurípedes Martins Costa
2º secretário: João Batista de Oliveira Neto
1º tesoureiro: Carlos Ribeiro Soares
2º tesoureiro: Ricardo Rosa da Silva
Conselho Fiscal:
João Carlos Martins
Renato Freitas Júnior
José Rander Lopes
Luiz Dias Carneiro
Jackson de Souza Lima

VEJA TAMBÉM 

Kátia Abreu afirma ter apoio de 31 dos 40 sindicatos rurais que votam na eleição da Faet

Com oposição articulada, Kátia Abreu discute nome que encabeçará chapa da situação 

Eleição na Faet: Senadora se reúne com diretoria e presidentes de sindicatos rurais

Grupo propõe fim da reeleição e renúncia de presidente que desejar disputar cargos públicos

Não sou candidata à presidência da Faet, afirma senadora Kátia Abreu

Faet deve se pautar pelas verdadeiras demandas dos produtores, diz Nasser

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário